< Volver a Carros

Pedestres e ciclistas: quando a preferência é deles?

Escrito por Pedro Da Silva

Uma coisa é certa: pedestres todos nós somos, apenas trocamos de papel em alguns momentos. Então, por que não respeitar as leis de trânsito, que são feitas pensando na valorização da vida? Carros, ônibus, motos e caminhões já dividem as ruas com as bicicletas nos grandes centros urbanos, por isso, é hora de se entender.

Muitas pessoas preferem usar a bicicleta como meio de transporte, pois além de não poluir, as magrelas custam em média o mesmo valor do seguro de carro, o que já é uma vantagem para quem quer economizar e gosta de se exercitar.

Ciclistas e pedestres precisam conhecer um pouco do Código Brasileiro de Trânsito – CTB para o caos não se instalar nas vias públicas. Apesar destes terem a preferência sobre os carros, os motoristas nem sempre respeitam as bikes.

Para circular com sua bicicleta sem problemas use a faixa da direita e respeite os semáforos. Não ande na contramão e nem nas faixas de ônibus. Nas ciclofaixas, exclusivas para bicicletas, a circulação no sentido contrário ao fluxo de carros só é permitida se for autorizada por uma autoridade do trânsito. Isso está no artigo 58 da CTB.

Os ciclistas não podem trafegar em vias de trânsito rápido (avenidas que não têm cruzamentos nem acessos a faixa de travessia), além de rodovias sem acostamento. Não podem levar passageiros fora da garupa, e nem tirar as duas mãos do guidom, a não ser para sinalizar. É o artigo 244 se fazendo valer. Pedalar na calçada é outra proibição. Se tiver que fazê-lo, desça da bike e leve-a com as mãos. Bicicletas podem ser registradas e licenciadas, e também levam multas.

Equipamentos como buzina, sinalização nos pedais, atrás, na frente, e nas laterais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo são obrigatórios, segundo o artigo 105 do Conselho de Trânsito -CONTRAN. Com tantas exigências, já é possível estender o seguro do automóvel também para a sua magrela ficar protegida.

Os pedestres devem atravessar as ruas nas faixas de segurança e somente quando o sinal estiver verde para eles. Precisam usar as passarelas em vias de tráfego intenso e estar atento à velocidade e distância dos veículos na hora de atravessar. Em caso de necessidade, o certo é chamar um agente de trânsito para ajudá-los na travessia.

Automóveis e pedestres não podem utilizar a ciclofaixa, assim como o ciclista deve respeitá-los. Obedecendo as leis é possível ter um trânsito melhor. A ordem é pedestre em primeiro lugar, depois ciclistas e por último, veículos motorizados,sempre priorizando a vida. Já que o seguro do auto vale também para as magrelas, não perca tempo e faça já o seu para pedalar mais tranquilo.