< Volver a Carros

O uso de cadeirinhas para crianças é obrigatório?

Escrito por Pedro Da Silva

Quando o assunto é criança ou bebê todo cuidado é pouco. Transportar os pequenos no carro é sempre uma preocupação, não apenas quanto ao conforto, mas também quanto à segurança, já que eles são imprevisíveis e inquietos. Num momento de descuido dos pais, os menores podem por a cabeça ou os braços para fora da janela, sem saber o risco de acidente que estão correndo. Pensando nisso, em 2010 o artigo 168 do Código Nacional de Trânsito – Contran – foi alterado, tornando obrigatório o uso da cadeirinha para crianças com até sete anos e meio de idade.

Então, nada de se esquecer da cadeirinha! Mas atenção, se você tem mais de um filho com esta faixa etária vai precisar comprar uma cadeirinha para cada criança. Também vale lembrar que quem não seguir as novas regras estará sujeito a multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, vai perder 7 pontos na carteira de habilitação e pode ter o seu carro apreendido até que tudo esteja regularizado.

O mercado oferece três tipos de cadeirinha, que são o bebê-conforto, a poltrona reversível e os assentos de elevação. Os modelos devem ser usados de acordo com a idade, altura e peso da criança, presos no cinto de segurança do carro, até ficarem bem firmes, mas sempre seguindo as instruções do fabricante. De preferência, escolha aqueles que têm o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade – Inmetro.

Mamães com bebês de 0 a 1 ano pesando até 13 kg devem instalar o bebê-conforto levemente inclinado, no banco traseiro, de costas para o painel do carro. Crianças de 1 a 4 anos, com peso entre 9 e 16 kg e até 1,04m de altura, devem ter a cadeirinha instalada no meio do banco traseiro, de frente para o painel. Dos 4 aos 7 anos e meio, já pesando entre 16 e 24 kg, a criança pode usar o assento de elevação, que deve ser posto em uma das laterais do banco traseiro. Os crescidinhos com mais de 36 kg e 1,45 m de altura, podem usar o cinto de segurança, independente da idade.

As mamães podem comemorar pois, além de transportarem seus pequenos com mais segurança, algumas operadoras de seguro de carro já oferecem a reposição das cadeirinhas em caso de roubo do veículo. Fique atento a isso na hora de contratar o seu seguro auto!