< Volver a Carros

Carros desatualizados: o desconto vale a pena?

Escrito por Pedro Da Silva

O segundo semestre de cada ano costuma fazer sucesso entre quem curte automóveis porque é conhecido como a época em que novos modelos são lançados. Ao mesmo tempo, modelo novo à venda é sinônimo de que o antigo está sendo oferecido com ótimos descontos para que as lojas esvaziem o estoque. Mas vale a pena comprar um carro desatualizado?

Em geral, o seguro de carro para modelos desatualizados pode sair um pouco mais caro. Mas há diversos fatores para se levar em conta para não cair em armadilhas e escolher a melhor opção.

Já que quando um novo modelo está prestes a sair à procura pelo antigo diminui, ele tende a ser desvalorizado. E essa desvalorização fica entre 15% e 20% de seu valor. Por isso, eles podem oferecer condições mais vantajosas para compra, não apenas em descontos, mas também com taxas pagas e equipamentos adicionais.

Outros gastos extras como seguro do auto dependerão do estado do carro e do seu ano. Em geral, quanto mais antigo ele for, mais caro deve ser o seguro, já que suas peças quebradas ou que precisam de reposição tendem a ser mais difíceis de encontrar.

Sobre os descontos que um carro desatualizado pode oferecer, a regra é que os modelos mais caros e equipados ganham descontos maiores. Na prática, um sedã médio pode ter 10% de desconto, enquanto um carro popular tem média de 5%. Esses valores podem servir como base, mas cada automóvel pode apresentar uma realidade diferente.

Outros fatores que podem ajudar a aumentar esse desconto é o tamanho do estoque do carro desatualizado e, principalmente, se houve ou não muitas mudanças em relação ao novo modelo e ao seu novo preço de tabela. Se a nova versão não apresenta muita mudança e seu valor é semelhante ao antigo, é natural que o desconto não seja grande e o carro desatualizado não compense.

Além de conhecer bem todas essas variações de preço de tabela, novas funcionalidades do modelo novo e preço do seguro do automóvel, o importante é sempre fazer muita pesquisa e pechinchar.

A pesquisa é particularmente importante porque o preço de um automóvel pode estar alto em uma concessionária que está vendendo muito o modelo, enquanto outra loja pode estar vendendo pouco e, consequentemente, oferecendo melhores descontos.

Por isso, a palavra-chave para saber se comprar um carro desatualizado vale a pena ou não é fazer muita pesquisa e comparar suas vantagens, funcionalidades e preço comparado ao novo modelo.