< Volver a Carros

Primeiro carro a hidrogênio será lançado em 2015

Escrito por Pedro Da Silva

São temas importantes para quem dirige um carro: o seguro automotivo, o design, resistência e confiabilidade do veículo, entre outros. Mas o combustível e a contribuição dele para a poluição do meio ambiente também é algo que preocupa vários de nós — além do alto preço do álcool e gasolina.

De olho nas fontes renováveis de combustível veicular, a montadora japonesa Toyota saiu na frente e vai lançar em abril 2015 um sedã movido a células de hidrogênio. Essa é uma excelente notícia, não apenas para os ambientalistas, mas para todos nós, que precisamos encontrar fontes de energia limpas e renováveis.

O hidrogênio não libera gás carbônico na atmosfera, então não contribui para a poluição e para o efeito estufa, e pode ser produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar e eólica. O “abastecimento” do carro, chamado de “carga de hidrogênio”, dura apenas três minutos, e garante ao motorista combustível suficiente para dirigir por 700 km.

Parece bom demais para ser verdade. Mas está se tornando uma realidade. O carro será vendido a cerca de US$70 mil, e será lançado inicialmente no Japão e depois nos Estados Unidos e Europa. Sua fabricação conta com subsídios do governo japonês, e o projeto de um carro a hidrogênio também está sendo desenvolvido por outra montadora do país: a Honda, que já lançou anteriormente um veículo a hidrogênio, e está preparando novo lançamento, também para 2015.

O Japão deve instalar cerca de 100 postos para abastecimento de carros a hidrogênio nos próximos anos. Inicialmente, apenas a cidade de Tóquio e região contarão com postos desse tipo, por isso, a venda dos carros especiais começará por lá, e deve ser ampliada aos poucos por todo o Japão.

As pesquisas estão avançando muito nessa área e pode ser que, muito em breve, tenhamos a possibilidade de contar com esses veículos e postos também aqui no Brasil. Com um design moderno, o carro a hidrogênio se parece com um sedã comum, com linhas modernas e “clean”, bem no estilo japonês.

Informe-se sobre outros temas atuais da indústria automobilística no site Compara, e aproveite para fazer uma cotação de seguro do auto.