< Volver a Carros

Como escolher o melhor carro para a família?

Escrito por Pedro Da Silva

Quando pensamos em carros para famílias, a primeira coisa que nos vem à mente são as mini-vans. São carros amplos, com porta-malas com capacidade para 400 a 750 litros, vários lugares e outras características que os tornam ideais para casais com crianças.

Não apenas o espaço é importante, mas também o preço do seguro do auto, a resistência e a facilidade de manutenção. Se um carro é bom, mas o preço das peças é alto, e elas são difíceis de encontrar, pode não ser o ideal para um casal com filhos, que tem tempo limitado para correr atrás de consertos, e precisa do carro sempre em excelentes condições.

Os modelos mais procurados pelos pais têm mesinhas para pratos e copos, como aquelas que encontramos nos aviões, porta-trecos, gavetas e até espelhinhos no teto para que os pais possam observar seus filhos nos bancos de trás (o espelhinho é um diferencial do Fiat Idea).

Em geral, famílias com pelo menos um filho precisam de um carro com quatro portas, para facilitar o acesso à cadeirinha, e tornar mais segura e confortável a movimentação dos pequenos. Travas especiais nas portas traseiras também são importantes, pois impedem que as crianças abram as portas e vidros do veículo pelo lado de dentro.

Alguns dos modelos mais procurados pelos pais são o Chevrolet Spin, o VW Spacefox e o Palio Weekend (menor, mas mais econômico). As SUVs, Como o Ford Ecosport e o Toyota RAV4, também são boas, por serem mais elevadas, proporcionarem melhor visibilidade, serem amplas e confortáveis, mas são altas, o que pode dificultar a entrada e saída das crianças, e geralmente consomem mais combustível.

Os carros sedã também são boas opções, em alguns casos mais baratos que as mini-vans e SUVs, e que também agradam aos pais que querem um carro com aparência mais “normal”. Boas escolhas são o VW Polo Sedan e o Honda Accord. Mas tenha em mente que o espaço nesses carros será mais limitado.

Um seguro de carro também é fundamental para a segurança de sua família. Para escolher a melhor opção de seguro, confira todas as opções que o Compara oferece!