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Abastecer o tanque até a boca: certo ou errado?

Escrito por Pedro Da Silva

Muitos desconhecem, mas você sabia que abastecer o tanque além do limite máximo – o famoso “até a boca” pode trazer muita dor de cabeça? Ao decidir comprar um automóvel, seja ele novo ou 0 km, o comprador deve ter em mente que esta aquisição pode gerar custos adicionais, além das parcelas do financiamento. Juntamente do seguro automotivo e combustível, alguns gastos podem surgir devido ao uso incorreto das peças.

Por favor, frentista: não encha até a boca!

Esta cena é muito comum nos postos de gasolina brasileiros e, certamente, você já passou por isso alguma vez. No momento do abastecimento, você escuta o “click” da bomba – avisando que o reservatório já chegou no limite – mas, mesmo assim, libera o abastecimento até completar “x” valor. Saiba que isso pode desgastar peças e, o mais preocupante, prejudicar seu bom funcionamento.

Se o manual do veículo for consultado, lá estará claro que exceder o limite do reservatório pode ocasionar problemas. Na verdade, o limite indicado para abastecimento é bem menor do que o indicado no reservatório: geralmente, é 10% menor do que a capacidade total do tanque. Então, ao ouvir o “click”, solicite o encerramento do processo.

Desgaste do cânister

O componente mais atingido com o maior volume de combustível do reservatório é o cânister, o qual é inundado pelo excesso de combustível. A principal função da peça, localizada na entrada do tanque, é “filtrar” as substâncias, promovendo absorção dos vapores que saem do tanque, controlando e reduzindo a emissão de gases ao meio ambiente.

Se o cânister não funciona corretamente, há o desprendimento de substâncias que podem comprometer o funcionamento de outras peças mecânicas. Tais falhas podem ocasionar a utilização das franquias do seguro de carro, gerando gastos adicionais: o valor da peça pode variar entre R$120 e R$300, dependendo do modelo e do fabricante do veículo.

Portanto, na próxima vez que você for abastecer o seu veículo, fique atento ao desarme da bomba, o “click”. O sinal informa que o limite máximo de abastecimento de combustível, necessário para o bom e correto funcionamento do cânister e do seu automóvel, já foi atingido!

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