< Volver a Carros

Aprenda a tirar manchas do estofado do carro

Escrito por Pedro Da Silva

Os bancos e carpetes do carro podem se sujar de várias formas. Se o proprietário não cuidar bem dos assentos, pode perder dinheiro na hora de revender o veículo ou fazer o seguro do auto, pois as manchas desvalorizam a máquina, além de até poderem criar mau cheiro, algo bastante desagradável.

Manchas de comida e outras substâncias orgânicas também podem atrair insetos, como baratas e formigas, entre outros microorganismos que fazem mal à saúde, e contra esses danos não há seguro auto  que lhe proteja.

Se você quer praticidade escolha carros com bancos de couro escuro, mais fáceis de limpar e mais duráveis. Geralmente, basta um pano levemente úmido para retirar a poeira, uma vez por semana, e sabão neutro e água morna para manchas mais difíceis.

Quem não tem banco de couro não precisa se preocupar. É possível eliminar manchas e odores com produtos simples, como vinagre e talco. Por exemplo:

Como retirar manchas de gordura?

Manchas de gordura, hidratantes corporais e protetores solares podem ser eliminados com talco. Aplique o pó sobre a área afetada, aguarde 10 minutos e depois lave com água morna e sabão neutro, sem encharcar o banco, pois pode levar ao surgimento de fungos.

Como retirar manchas de caneta?

Basta vinagre branco, álcool ou algumas gotas de acetona sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e então enxágue com água morna e sabão neutro.

Manchas de graxa?

A graxa é um material gorduroso, por isso, manchas recentes podem ser removidas com a ajuda do talco. Se a mancha for mais antiga, o melhor deve ser procurar um lava-jato que ofereça o serviço de lavagem de bancos.

Manchas de batom?

Faça uma mistura com partes iguais de vinagre branco e álcool, passe sobre a mancha e enxágue com água morna e sabão neutro.

Manchas de sangue?

Se for uma mancha pequena, tente uma mistura de água morna, detergente líquido e amônia. Manchas grandes de sangue (e também de vômito) precisam de limpeza especializada.

Melhor que possuir um veículo é mantê-lo em ótimas condições. Após os devidos cuidados e tendo removido todas as marcas e vestígios de produtos não desejados, que tal pesquisar online as opções de seguro de carro com Compara e obter as melhores ofertas do mercado? 😉