< Volver a Carros

Aplicativo permite consultar se um carro é roubado ou clonado

Escrito por Pedro Da Silva

O aplicativo SINESP Cidadão tem uma ferramenta chamada CheckPlaca que permite consultar se um veículo é roubado ou clonado.
A consulta é gratuita, e pode ser feita por qualquer pessoa que tenha baixado o aplicativo, que também é gratuito. O app pode ser utilizado em aparelhos com sistema iOS (em produtos Apple, como iPhone e iPad) e Android.

Caso o veículo seja roubado ou clonado, o sistema informa e dá a opção de ligar para a polícia, que então envia uma equipe para fazer uma vistoria no local. Trata-se de mais uma ferramenta de proteção oferecida ao cidadão e motoristas, além do seguro do auto.

Lançado em dezembro de 2013, o app do Ministério da Justiça já foi baixado mais de um milhão de vezes, com uma média de mais de 150 mil consultas por dia, e já ajudou a polícia a encontrar pelo menos 33 mil veículos roubados ou clonados.
Além do CheckPlaca, o app SINESP Cidadão também oferece busca de pessoas foragidas com mandado de prisão em aberto, e está em desenvolvimento um módulo para encontrar pessoas desaparecidas.

É importante conhecer ferramentas como o Checkplaca. Ele pode ser usado não apenas para checar se um carro é ou não roubado antes de uma compra ou troca, mas também para esclarecer situações suspeitas, como um carro estranho parado em frente ao seu prédio por várias noites. Estes são casos que seu seguro de carro podem não cobrir.
A busca é feita no sistema de dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), e também do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). Em 2012, segundo dados oficiais, mais de 203 mil carros foram roubados no Brasil, sendo um grave problema das grandes metrópoles do País.

O mundo digital também ajuda a encontrar o melhor seguro de veículo para seu perfil, no site Compara. Já que um bom seguro ajuda (e muito!) a manter o proprietário tranquilo. 😉