< Volver a Carros

O que fazer se o seu carro pega fogo?

Escrito por Pedro Da Silva

Como agir se o seu carro começa a pegar fogo? Usar o extintor ou simplesmente se afastar do local e acionar o seguro do auto? Saiba o que fazer para prevenir uma situação dessas e como agir em caso de incêndio do veículo.

Existem diversos fatores que podem fazer com que o carro pegue fogo em plena via, ficando completamente destruído em poucos minutos, e a principal razão para a ocorrência deste tipo de situação reside na falta de manutenção.

Mesmo estando coberto por um seguro automotivo, é importante prevenir qualquer tipo de acidente. Conheça as principais razões que levam o veículo a pegar fogo:

Motivos para o carro pegar fogo

Dentre os principais motivos para o carro pegar fogo estão os problemas relacionados às peças essenciais, como cabos e mangueiras de abastecimento que, quando estão gastas ou perfuradas, provocam vazamentos que podem vir a causar incêndio no motor.

Panes elétricas e curtos circuitos também estão entre as principais causas dos incêndios em veículos. Um caso clássico é a instalação de som: quando os fios não são devidamente isolados, geram pequenas faíscas que podem atingir produtos inflamáveis, provocando incêndios. Vale lembrar que os óleos lubrificantes, combustível, fluido da caixa hidráulica e o fluido de freio são todos inflamáveis.

Importância da manutenção

Fabricantes de veículos costumam chamar os proprietários de determinados modelos de carro para fazerem o recall, com troca de peças com defeito que põem em risco a segurança de todos. Se este for o caso, agende esta revisão o quanto antes.

Manter as revisões periódicas em dia também é uma atitude prudente. Se precisar, conte com a rede de serviços credenciados do seu seguro de carro, que oferece vantagens especiais, além de profissionais capacitados para analisar a situação geral do veículo e realizar qualquer reparo.

Também é fundamental manter o extintor de incêndio dentro da validade e fora do plástico, para que seja fácil e rápido acioná-lo sobre o fogo, quando necessário.

Providências a tomar em caso de incêndio:

1- Estacionar e desligar o carro imediatamente.

2- Abrir o capô, mas NUNCA abri-lo por completo, pois poderá receber uma labareda de fogo no rosto).

3- Acionar o extintor.

4- Se o fogo continuar muito alto, afaste-se do local e chame os bombeiros.

Tomadas estas providencias, acione o seguro do automóvel para realizar os procedimentos de vistoria, solicitar carro reserva e indenização por perda total. E mais importante que o automóvel, é a sua vida; não se arrisque e sempre prefira chamar a ajuda de profissionais.