< Volver a Carros

Como escolher o melhor serviço de funilaria?

Escrito por Pedro Da Silva

Geralmente, a empresa de seguro auto oferece diversas opções de funilaria, por isso, podem surgir dúvidas na hora de escolher uma delas. Seguindo algumas dicas, é possível saber diferenciar as empresas e escolher a melhor opção.

Tipo de solda

Um dos primeiros fatores que devem ser levados em conta é o tipo de solda que será utilizada.
Atualmente, o mais recomendado a usar é a solda a ponto por MIG/MAG ou resistência. Para certificar-se sobre a solda, basta verificar a forma em que ela está ligada: a MIG/MAG é elétrica, portanto deve se conectar a uma caixa de força. Diferente à esta, existem soldagens com maçarico, ou oxiacetileno, que prejudicam áreas contíguas pela propagação direta do calor.

Bancada de estiramento e régua

A funilaria deve ter uma bancada de estiramento e réguas específicas, e não apenas o popular ciborgue. Quando não há esse tipo de bancada, é possível que o carro saia torto do conserto. A bancada serve para especificar a geometria do carro, que pode ser medida de forma eletrônica ou por compasso de varas, graduado em milímetros.

Laboratório próprio para desenvolver tintas

Uma oficina que possui laboratório próprio para desenvolver tintas é um bom indicativo e um dos principais fatores a se levar em conta no momento de escolher entre as opções oferecidas pelo seguro do automóvel. Isso significa que a tinta desenvolvida possui a quantidade de pigmentos exata e código correto, pois é feita de acordo com o padrão do fabricante.

Quando há laboratório, a cor usada para pintar o carro não costuma diferenciar-se da original. Também é importante que a oficina tenha uma cabine com sistema de filtragem, com plano aspirante e pressão positiva. Essa estufa faz com que o reparo seja feito com mais rapidez e maior qualidade, sem que outras partes do automóvel sejam atingidas pelo novo pigmento.

Questão ambiental

Com um mundo cada vez mais consciente, é bastante importante optar por funilarias que se preocupam com a parte ambiental. Muitos automóveis precisam trocar de peças, mais do que passar por reparação. Por isso, é importante recuperar peças da funilaria para poupar materiais em novas produções.

seguro de veículo é importante por auxiliar em casos de reparos de funilaria e pintura, dependendo do plano adquirido. Quando esses consertos não atingem o valor da franquia, as seguradoras costumam oferecer preços diferenciados e condições especiais de pagamento.