< Volver a Carros

Cuidados necessários com a troca das rodas

Antes de trocar as rodas do seu carro, verifique se a nova roda tem o mesmo tamanho daquela que veio de fábrica

Escrito por Pedro Da Silva

Para quem é apaixonado por carros, usar acessórios para incrementar o veículo e até valorizá-lo no mercado é sempre uma satisfação. Dentre estes acessórios, as rodas estão entre os itens principais para quem quer deixar o carro com visual mais arrojado.

Para ajudá-lo na escolha, mostraremos os tipos de roda, os cuidados com a troca do conjunto e o que a lei diz sobre esta estilização, a fim de evitar problemas. Aproveite para saber se o seguro do auto também cobre as novas rodas do seu veículo.

Tipos de rodas

A grande maioria dos veículos já sai de fábrica com as tradicionais rodas de aço, que podem ser incrementadas com diferentes modelos de calotas. Já as rodas esportivas ou de liga leve, como são conhecidas, são as mais cobiçadas por quem gosta de investir na personalização.
A diferença essencial entre estes dois tipos de rodas está no peso, no custo e no visual. As rodas de aço usadas em veículos de passeio são 15% mais pesadas do que as de liga leve. Para veículos grandes e pesados, esta diferença pode chegar a 50%. Quanto ao visual, as rodas esportivas são mais bonitas e feitas de ligas ou materiais não oxidantes, o que minimiza as preocupações com a corrosão.

A roda de liga leve proporciona uma estética diferenciada e aumenta o valor de mercado do veículo, mas também costuma ser cobiçada por ladrões e virar objeto de furto. Quem se preocupa com segurança não pode abrir mão da proteção do seguro do automóvel também para este acessório, que, aliás, demanda um bom investimento.

Cuidados

Antes de trocar as rodas do seu carro, verifique se a nova roda tem o mesmo tamanho daquela que veio de fábrica, para evitar alterações no desempenho do veículo. Uma roda grande colocada em um carro de menor potência pode colocar o motor em risco, pois o veículo precisará fazer mais força.

Outro ponto importante é o conforto. Uma roda grande com pneu menor também significa menor absorção dos impactos e, com isso, uma viagem desconfortável para os passageiros. Quando o assunto é segurança, vale a pena conferir todos os detalhes antes de investir em um jogo completo de rodas e ter a certeza de incluir este investimento na sua apólice do seguro de carro.

O que diz a legislação?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido que o diâmetro das rodas ultrapasse os limites horizontais dos para-lamas do veículo (ou seja, que fique “para fora” da lataria do carro). Isso significa que é preciso analisar se as rodas maiores, com pneus também maiores, não vão ultrapassar estes limites. O descumprimento desta norma acarreta em uma infração grave, 5 pontos na carteira e multa de R$ 127,69 – sem contar que o carro pode ser retido.

Não há como negar que as rodas esportivas são o maior sucesso, até para quem não entende muito do assunto, quanto mais para quem é fanático pela estilização de carros. Vale a pena contar com a tranquilidade do seguro de veículo para proteger também este investimento contra roubo e ficar mais tranquilo pra desfilar com seu automóvel personalizado.