< Volver a Carros

Causas do cheiro de combustível dentro do carro

O risco de explosão só existe se o cheiro for muito forte

Escrito por Pedro Da Silva

Sentir cheiro de gasolina dentro do veículo pode deixar o motorista alarmado, já que a substância é altamente inflamável e pode provocar um incêndio. Apesar de ser coberto pela maioria dos tipos de seguro automotivo, um incêndio no carro é extremamente perigoso, pois pode resultar em ferimentos ou até morte de passageiros e passantes, entre outros danos.

O risco de explosão só existe se o cheiro for muito forte. Entretanto, é essencial investigar as causas do problema, se possível com a ajuda de um mecânico de confiança.
Caso o carro passe muito tempo parado, é possível que a gasolina evaporada entre na cabine, sem que necessariamente haja um vazamento. Entretanto, a gasolina passa por várias tubulações dentro do carro, e em cada uma delas pode haver uma falha.

A tampa do abastecimento, que o frentista do posto de gasolina utiliza para abastecer o carro, pode sofrer danos tanto no gargalo quanto na borracha de vedação.
A gasolina também é altamente volátil, por isso, caso você tenha transportado o combustível em um recipiente que não esteja perfeitamente vedado dentro do carro, o cheiro também pode ficar dentro da cabine por algum tempo, o que também oferece risco. O ideal é seguir as recomendações de especialistas e de seu seguro de carro, e evitar o transporte de combustível no porta-malas ou dentro do veículo.

Os tanques plásticos de gasolina são mais propensos a vazamentos, porque o plástico é um material maleável que se deforma facilmente. Para passar do tanque ao motor, a gasolina também passa por pelo menos três mangueiras diferentes, que podem apresentar vazamentos. O sistema de injeção eletrônica também pode apresentar falhas, por ser composto de várias partes menores.

Caso você ainda não tenha um seguro do auto, é possível fazer uma cotação instantânea e gratuita para encontrar o melhor seguro do automóvel para seu perfil. Com Compara basta digitar seus dados e do seu veículo para saber quais as melhores opções do mercado.