< Volver a Carros

6 diferenças entre o câmbio manual e o automático

Enquanto no câmbio manual as marchas variam de 1ª a 5ª e Ré, no câmbio automático elas aparecem em siglas, como: P, R, N, D

Escrito por Pedro Da Silva

O conforto do câmbio automático vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente entre os motoristas que passam horas no trânsito. Mas, você conhece as principais diferenças entre o câmbio manual e o automático?

1- Nomenclatura das marchas

Enquanto no câmbio manual as marchas variam de 1ª a 5ª e Ré, no câmbio automático elas aparecem em siglas, como: P, D, N, M ou outros, dependendo do veículo.

Para acertar o uso das marchas é preciso ler o manual do proprietário ou se informar com quem já possua um carro com o mesmo tipo de câmbio. Ao fazer um seguro de veículo, também é possível tirar dúvidas quanto a seu uso, bem como saber quais acidentes relacionados ao câmbio são cobertos.

2- Manutenção do cambio automático

A troca de óleo da caixa do câmbio automático precisa seguir rigorosamente os períodos indicados pelo fabricante, sempre utilizando um lubrificante tipo ATF para não prejudicar os discos internos de fricção. Quando necessário, contate oficinas credenciadas pelo seguro do auto, garantindo uma prestação de serviços adequada e com vantagens especiais para segurados.

3- O pé esquerdo

Como os carros com câmbio automático não tem embreagem, é comum que os principiantes usem o pé esquerdo para acionar o freio. Porém, essa não é uma boa prática, pois pisar com força no freio do veículo automático faz o carro parar subitamente, aumentando o risco de acidentes. A melhor opção é, literalmente, esquecer o pé esquerdo para dirigir esse tipo de veículo.

4- Consumo de combustível

As trocas de marcha do veículo com câmbio automático ocorrem em rotação mais alta do motor, pois o conversor de torque desperdiça parte da energia mecânica, o que se traduz em um consumo de combustível cerca de 15% maior do que nos carros com câmbio manual.

5- Reboque de veículo com câmbio automático

A melhor opção é procurar guinchos com plataforma se for preciso rebocar o carro, sempre com o auxílio do seguro do automóvel em eventualidades como esta. As rodas deste tipo de veículo não podem trafegar longas distâncias com o motor desligado, sob risco de quebrar a caixa automática.

6- Atenção redobrada nas primeiras viagens

Passar do câmbio manual para o automático causa a impressão inicial de que “está faltando alguma coisa”, o que requer atenção redobrada do condutor para que não perca o foco no trânsito.

Em qualquer eventualidade, esteja certo de poder contar com a proteção do seu seguro de carro. Com Compara você encontra a melhor opção de acordo ao seu perfil, acesse e confira!