< Volver a Carros

Dicas para evitar roubos e furtos de carro

Escrito por Pedro Da Silva

O número de furtos e roubos de veículos no Brasil ainda é alto, e para não passar por uma experiência desagradável – evitando prejuízos econômicos e danos psicológicos – reunimos alguns conselhos, com medidas simples, para ajudar na prevenção.

Sempre que possível prefira dirigir durante o dia, em locais movimentados, evitando o período da madrugada quando as ruas estão mais desertas e a falta de iluminação serve como cenário ideal para a ação dos bandidos. Ao estacionar o carro, prefira os estacionamentos fechados e evite dar sua chave a manobristas, vigias de prédios e outras pessoas desconhecidas.

Nunca deixe documentos pessoais e o documento do carro dentro do veículo, pois, caso seja roubado, fica mais fácil para os criminosos revenderem o automóvel. Antes de estacionar em casa, fique atento para ver se há alguma movimentação estranha e nunca deixe a porta do carro aberta, nem para abrir o portão — lembre-se de que são necessários apenas poucos segundos para alguém entrar e furtar o carro.

Invista em um bom seguro auto, de preferência com a cobertura total, e adquira alguns dispositivos de segurança, como travas e alarmes. Além de desencorajar a ação de ladrões menos experientes, eles também podem dar um bom desconto no valor do seu seguro auto. Se seu orçamento permitir, invista em dispositivos mais eficientes, como o bloqueador (que impede a ignição ou bomba de combustível de funcionar durante uma tentativa de furto); um localizador (que informa o paradeiro do carro a uma empresa de segurança); e um rastreador, (que informa o paradeiro do veículo sem necessidade de contatar qualquer central de atendimento).

Nunca deixe bolsas, objetos de valor ou aparelhos eletrônicos dentro do carro, como sistemas de som, notebooks, iPods e smartphones. Retire também suportes de GPS e outras “pistas” que podem levar os criminosos a achar que o carro tem objetos caros dentro. Evite também colar adesivos que deem dicas sobre sua via pessoal no carro, pois podem facilitar roubos.

Mas, para aumentar a sua tranquilidade o seguro auto é essencial. Acesse Compara e faça uma cotação online para descobrir qual seguro se encaixa ao seu perfil e bolso.