< Volver a Carros

Renovação do seguro auto automática vale a pena?

Escrito por Larissa Ferreira

Quem tem seguro auto sabe que ele precisa ser renovado anualmente. Inclusive, muitas seguradoras aproveitam disso para incluir no contrato do seguro de carro uma cláusula de renovação automática. Porém, cuidado há muita controvérsia sobre esse assunto e muita gente se assusta ao receber as novas parcelas do seguro no ano seguinte. Outros se perguntam se essa prática de renovação do seguro auto automática é legal e se vale realmente a pena.

SA BR

A renovação automática do seguro auto é legal desde que o proprietário do veículo autorize o processo. Isso deve ser feito por contrato e antes da renovação do seguro do carro a seguradora deve entrar em contato com o cliente para relembrá-lo. Mas, a grande questão aqui é que você pode estar perdendo dinheiro neste processo. Leia abaixo algumas boas razões para não renovar o seguro de carro de forma automática.

Razões para renovar o seguro auto manualmente

Infelizmente, as seguradoras de auto não costumam recompensar um cliente leal. A maioria delas concentra seus descontos em novas apólices para atrair novos clientes e isso faz com que o valor do seguro na renovação seja mais caro.

Outro fator importante na hora de renovar o seguro automotivo é que o seu perfil de condutor pode ter mudado de um ano para outro e uma seguradora concorrente pode ter uma proposta mais atrativa para o seu caso. Quem tem até 25 anos, por exemplo, pode pagar até 30% mais caro no seguro auto por estar em faixa etária, considerada pelas seguradoras, com maior probabilidade a sofrer sinistros. Se você faz 26 anos e nunca se envolveu em um acidente pode conseguir um bom desconto no seguro auto. Outros fatores como a mudança de emprego ou de casa para um bairro com maior incidência de roubos também influenciam no valor do seguro. Por isso, recomendamos que você pesquise outras companhias do mercado e negocie antes de renovar o seu seguro automotivo.

Leia mais sobre quais fatores determinam o valor do seguro no nosso blog.

Fique atento ao seu contrato e verifique se há alguma cláusula que permite a renovação automática do seguro. Caso esteja incluída você pode cancelá-la entrando em contato com a companhia.

Confira algumas dicas para economizar na renovação do seguro auto

  • Antes do dia da renovação com a sua seguradora, faça uma simulação de seguro automóvel online. Dessa maneira, você fica por dentro dos preços e ofertas do mercado, e pode negociar um melhor acordo.
  • Atenção a franquia quando o valor do seguro auto for muito baixo. Analise bem as coberturas e proteções oferecidas pela companhia. Opte por coberturas completas.
  • Use seu bônus para conseguir desconto! Muitas companhias oferecem um bônus para clientes que não fazem uso do seguro ao longo do ano. Verifique com a sua seguradora se você tem direito a bônus e aproveite usá-lo na renovação do seguro auto.
  • Pague seu seguro de carro a vista. Desta maneira você consegue evitar juros e pode até ganhar um desconto.

Leia  mais 5 dicas para economizar na contratação do seguro auto

A renovação automática não é recomendada porque compromete o poder de escolha do cliente e pode sair mais caro no final das contas. Compare e pesquise ofertas do mercado! No site da Compara você cota com as melhores seguradoras do país, grátis e sem sair de casa. Economize tempo e dinheiro.