< Volver a Carros

Asmáticos são mais propensos a sofrer acidentes de carro

Escrito por Larissa Ferreira

Asma e rinite são doenças respiratórias bastante comuns. É muito provável que você seja portador de uma delas ou conheça alguém que seja. Graças aos avanços da medicina é possível controlar os sintomas de ambas doenças, porém existe um perigo em torno dos quadros alérgicos que muitos não conhecem: os carros.

Os carros? Sim, os carros. Ainda que seja estranho escutar, as pessoas vítimas de asma ou rinite são mais propensas a sofrer acidentes automobilísticos segundo estudo apresentado em Madri durante o 50° Congresso Nacional da Sociedade Espanhola de Pneumonia e Cirurgia Torácica (Separ).

SA BR

De acordo com o estudo 41,6% dos 609 pacientes analisados apresentaram maior propensão em provocar um acidente de trânsito. A razão se deve as distrações provocadas por sintomas de ambas  as doenças, como por exemplo, um espirro, que pode durar de dois a três segundos. Isto significa que a uma velocidade de 110 quilômetros por hora, um condutor que sofra um espirro, pode percorrer 600 metros sem controle do volante.

A rinite é um transtorno na mucosa nasal que provoca espirros, ardor, obstrução das fosas nasais e secreção, em alguns casos perda de olfato. Em algumas ocasiões a rinite pode ser confundida com asma, mas é importante saber que não é a mesma coisa. A asma é uma doença crônica dos pulmões que inflamam e estreitam as vias respiratórias gerando chiado ao respirar, pressão no peito, dificuldade de respirar e tosse.

Pessoas que não têm essas patologias têm uma probabilidade menor de sofrer acidentes, 33,8% segundo estudo. A pesquisa também mostrou que metade das pessoas estudadas que sofriam de rinite ou asma, sofreram acidentes durante a primavera e outono. Calcula-se que cerca de 28% dos pacientes sofreu sinistros na primavera devido a quadros alérgicos e 27% no outono devido doenças respiratórias. O coordenador do estudo lamenta que não haja um alerta público sobre o problema e adverte que é preciso conscientizar os portadores de doenças respiratórias e alérgicas sobre riscos e precauções na hora de conduzir um carro.

Outra conclusão da pesquisa é que 7 em cada 10 pessoas alérgicas desconhecem sobre o consumo de anti-histamínicos, estes medicamentos muito usados no tratamento de alergias também podem afetar a condução. Caso você seja portador de algum desses problemas respiratórios recomendamos que você faça um seguro auto. Dessa forma, você protege seu carro e suas finanças caso aconteça algum imprevisto. Lembre que na Compara você pode cotar e comparar as melhores ofertas de seguro auto do mercado.

E você? Já sofreu algum imprevisto ou espirro enquanto conduzia? Conte pra gente. Atchim!