< Volver a Finanças

Dificuldade Financeira do brasileiro piora 10%

Escrito por Pedro Da Silva

 

O Índice que mede o nível de Dificuldade Financeira dos brasileiros piorou ainda mais em julho, passando para 388 pontos, de 700 possíveis. O indicador, divulgado mensalmente pelo GuiaBolso, caiu 10% desde janeiro.

O resultado traduz o que muitos brasileiros vivem no dia a dia: uma dificuldade financeira que é o resultado de um orçamento cada vez mais apertado, com juros altos, inflação acelerada, aumento do desemprego e recessão econômica.

dificuldade financeira

Entre janeiro e julho, os três indicadores que compõem o Índice pioraram. O Fluxo de Caixa caiu 9%. Isso significa que o saldo líquido no fim do mês está ficando menor, ou seja, os gastos estão comprometendo mais o orçamento. 

O indicador de Dívida, que mede a frequência e volume de juros pagos por uso do cheque especial, ficou estável entre junho e julho, mas já piorou 6% no ano. Essa variável mede tanto o tempo que as pessoas ficam penduradas no Cheque Especial quanto o valor pago em juros, relativo ao montante da dívida.

 

Por fim, o indicador que mede o Investimento é o pior entre os três. A pontuação média do brasileiro em julho foi de 64, sendo que a máxima é de 233 pontos. De janeiro a julho, ele piorou em 21%. 

tabela dificuldade financeira

Para superar essa dificuldade financeira, o GuiaBolso recomeda a regra Regra 50-15-35 , que consiste em destinar 15% de sua renda para prioridades financeiras. Se a pessoa estiver com alguma dificuldade financeira, esse dinheiro deve ir para o pagamento das dívidas. Se não há débitos pendentes, o ideal é poupar parte para conquistar seus objetivos de médio e longo prazo.