< Volver a Finanças

5 dicas para evitar problemas durante as compras natalinas

Escrito por Pedro Da Silva

O fim do ano é uma época em que o mercado se aquece e a maioria das pessoas fazem muitas compras, seja para presentear amigos, familiares, colegas de trabalho ou para uso próprio. Mas a insatisfação durante essa época também é muito comum, por motivos como arrependimento ou compra de produto com defeito.

Confira dicas sobre como proceder nesses casos, tire todas as suas dúvidas sobre compras no período natalino e saiba como fazer do cartão de crédito um aliado durante essa época. 😉

1. A dúvida mais comum sobre as compras dessa época é sobre a política de troca. Na verdade, cada estabelecimento cria suas regras sobre o que pode e não pode ser trocado quando não há defeito. Em pesquisa feita pelo Globo, por exemplo, indicou que o prazo varia muito, principalmente de acordo com o tipo de produto.

2. No caso de eletrônicos, por exemplo, o prazo para troca varia entre três a cinco dias após a compra. Já no caso de calçados, roupas, perfumes e acessórios o prazo costuma se estender, podendo ser de até 45 dias após a compra. O mais importante é se informar na loja antes de finalizar a compra para evitar surpresas.

3. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a loja só tem obrigação de reparar ou trocar um produto em caso de defeito. Nesses casos, o prazo é de 30 dias para solucionar o problema. Ao passar o prazo, o cliente pode solicitar um produto novo ou reembolso. Em caso de arrependimento ou insatisfação sem defeito, só é possível se a loja informar com antecedência.

4. Usado com cautela, o cartão de crédito pode se tornar um ótimo aliado para facilitar os pagamentos e aliviar o orçamento. Sua principal vantagem é o prazo de mais ou menos 30 dias para quitar a dívida.

5. Para que essa ferramenta não se torne uma inimiga, o mais importante é ir às compras com certo planejamento para evitar as famosas compras por impulso. O parcelamento no cartão de crédito pode e deve ser usado para aliviar as contas e quando não há o valor total para pagar no momento. Mas comprometa-se apenas com valores possíveis de pagar.

Com planejamento, parcelamento na dose certa e sem compras por impulso, você pode passar pelo período de festas sem ganhar novas dívidas. Boas festas!