< Volver a Finanças

Como economizar na compra dos livros da faculdade?

Escrito por Pedro Da Silva

O começo e o meio do ano representam o início de novos períodos na faculdade e isso significa gastos extras com livros indispensáveis para o aprendizado. Ao ver a lista de livros essenciais para o novo semestre, você pode sentir o peso que isso trará ao orçamento, mas sabia que existem boas formas de economizar nesses itens?

Cada vez mais estudantes buscam alternativas para comprar os livros necessários sem gastar uma fortuna, e a melhor forma de fazer isso é optar por livros usados, seja em lojas ou por meio de antigos alunos do curso. Os sebos, por exemplo, permitem uma economia de 50% a 90%.

A internet oferece ótimas formas de economia com sites especializados na troca e venda de livros usados ou simplesmente mais baratos. Neles, ainda há a vantagem de usar o cartão de crédito para finalizar a compra e, dependendo do valor, parcelar.

As facilidades dos sebos

Os sebos são a alternativa mais conhecida na hora de economizar na compra dos livros da faculdade. Livros conhecidos por seus altos valores, por exemplo, podem ser encontrados por preços bem menores do que os oferecidos em lojas tradicionais. Muitas vezes, o estado dos livros é bom, semelhante ao de um novo (ou novo de verdade).

Sites como Skoob e Livronauta são conhecidos pelo extenso acervo de livros acadêmicos e de literatura. Nos dois, o usuário pode fazer pesquisas por nome de livro, autor ou assunto, pagar no conforto de sua casa via cartão de crédito ou boleto bancário e receber o(s) livro(s) em casa.
Se o sebo escolhido para a compra for da sua cidade, pode valer a pena ir até o sebo físico para comprar o livro sem que seja preciso pagar frete.

E as livrarias?

Se você não abre mão do clássico ambiente das livrarias, é preciso um maior planejamento e paciência para economizar nas compras. Nesse caso, é importante fazer extensas pesquisas nos sites sobre as opções disponíveis. Como vantagem, as livrarias sempre oferecem a opção de parcelamento no cartão de crédito e permitem maior planejamento para pagar. Além disso, há lojas que oferecem descontos e cupons no caso de compras escolares.

Economizar na compra dos livros para seu curso da faculdade é mais fácil do que parece! Com muita pesquisa, dá para encontrar o melhor custo x benefício para cada caso. Boas compras!