< Volver a Finanças

Como montar uma reserva financeira de emergência?

Escrito por Pedro Da Silva

Problemas financeiros causados por aspectos pessoais ou profissionais podem acontecer a qualquer momento e impactar diretamente o orçamento do mês. A perda do emprego ou problemas de saúde causam gastos fora do previsto e para ajudar nesses casos é essencial ter uma reserva financeira.

Para conseguir economizar e montar uma reserva financeira, o bom uso do cartão de crédito e eliminação de gastos supérfluos é importante. Confira outras dicas para montar uma reserva financeira de emergência.

Reserva de três a seis meses de despesas correntes

Os gastos emergenciais não podem ser adiados, diferente de gastos de consumo comum. Por isso, o recomendado é ter uma reserva financeira de emergência com a quantidade suficiente para pagar entre três a seis meses de despesas. Ao não ter essa reserva, opções como financiamento ou a venda de um bem se tornam a única saída.

Metas realistas

Ao começar a montar uma reserva de emergência, é importante estabelecer metas realistas. Criar essa reserva demanda tempo, paciência e objetivos factíveis. Melhor estabelecer uma expectativa alcançável do que se frustrar por não atingir objetivos impossíveis. Primeiramente, deve-se montar uma planilha com todos os gastos comuns do mês. Com a planilha, é possível chegar ao resultado do quanto sobra mensalmente.

Em seguida, uma boa meta pode ser estabelecida para poupar no mínimo 5% do orçamento a cada mês. Se o valor subir para 10% ou mais, melhor ainda, pois a reserva será montada com maior rapidez. Esse valor pode variar de acordo com o tamanho da família.

Aproveitar as facilidades do cartão de crédito para organizar o orçamento e aproveitar descontos e parcelamentos é uma boa opção para aumentar o valor poupado e auxiliar na montagem da reserva financeira.

Quando utilizar a reserva?

A reserva deve ser utilizada apenas em casos essencialmente emergenciais. Situações extremas como doença na família em que o tratamento não é coberto pelo plano de saúde, perda do emprego ou falecimento do responsável pelo pagamento de contas são exemplos.

Onde investir

No momento de aplicar o dinheiro da reserva financeira, é importante manter em mente que o rendimento não é o mais importante. O mais conveniente é optar por uma aplicação de baixo risco, segura e com alta fluidez – que permita que o valor seja resgatado assim que necessário.

As melhores opções de aplicação dessa reserva são a poupança, títulos de curto prazo do Tesouro Direto, CDBs e fundos DI por possuírem todas essas características.

Para auxiliar na consultoria financeira e montar a reserva corretamente, utilize as ferramentas do Compara. Aqui você encontra as principais opções de seguro e cartão de crédito para enquadrar em seu perfil.