< Volver a Finanças

5 dicas valiosas para poupar dinheiro na alimentação

Escrito por Pedro Da Silva

Você cuida da sua comida como cuida das finanças? Práticas como desperdício de alimentos são bastante comuns e são verdadeiras inimigas na hora de economizar. E além da comida em si, ter um bom controle financeiro das compras de supermercado, quitandas e feiras por meio do extrato do cartão de crédito ajuda a economizar e planejar de acordo com o orçamento.

A alimentação é um dos itens que mais pesam no fim do mês e, sem os cuidados necessários, ela pode custar ainda mais. Apesar de ser um item que não pode ser eliminado do orçamento mensal, algumas mudanças de hábito fazem com que os gastos sejam diminuídos. Confira 5 dicas valiosas para poupar dinheiro nesse quesito:

Faça uma lista

Fazer uma lista sobre o que será comprado no supermercado é essencial. A lista deve ser feita planejando as refeições do período e deve ser seguida à risca. Ela evita comprar itens por impulso e desnecessários. Na verdade, muita gente faz lista, mas quando chega ao supermercado extrapola os limites. A questão em si não é somente planejar as compras e sim seguir o planejamento.

Comida congelada

Congelar os alimentos é algo simples que pode trazer muita economia para o orçamento do mês. Uma feira mensal com maior quantidade de alimentos pode ser feita e paga no cartão de crédito, habilitando inclusive o parcelamento, para que as refeições sejam preparadas em grande quantidade e congeladas, economizando dinheiro e tempo.

Tudo que não for consumido imediatamente pode ser congelado para que os alimentos mantenham sua qualidade e durem por mais tempo. Outro benefício é poder criar comidas “improvisadas” que aproveitem partes do que há disponível, mantendo assim a variedade nutricional. Que tal fazer uma torta com aquelas verduras, queijos e embutidos? A imaginação é quem manda nestas horas.

Data de validade

Sem organização, muitos alimentos acabam sendo desperdiçados por vencerem. Ao fazer as compras, evite deixar os alimentos antigos no fundo da geladeira e os novos na frente. Organize sua geladeira e despensa de acordo com as datas de validade, deixando os de pouco tempo útil à vista para que sejam consumidos mais rapidamente.

O mesmo vale para quando se compra grandes quantidades do mesmo produto. Folhas em geral são mais perecíveis, então não vale a pena comprar em quantidade se o tempo de vida útil é menor à capacidade de consumo. O mesmo vale para qualquer tipo de alimento.

Merenda

Em vez de dar dinheiro para a criança comprar o seu lanche na escola, prefira prepará-lo em casa. A merenda escolar caseira é uma ótima forma de economia, além de oferecer uma alimentação mais saudável. Entre as melhores opções, estão as frutas, pão com queijo, iogurte, suco natural e bolachas com geleia. Um sanduíche também é uma boa opção.

A forma de cozinhar

Nem sempre os gastos estão nos alimentos. Eles também podem estar embutidos na forma de cozinhar. Nessa hora, é necessário atenção para não usar eletricidade, água e gás de forma desnecessária. Jamais deixe a torneira aberta enquanto não estiver usando, ligue o fogo apenas quando necessário e evite abrir e fechar a geladeira diversas vezes.

Atitudes fáceis de serem adotadas podem causar toda a diferença e poupar dinheiro com a alimentação. Aliado com um bom planejamento financeiro e bom uso de ferramentas como o cartão de crédito, o orçamento do mês pode ser consideravelmente reduzido.