< Volver a Finanças

5 dicas para aprender inglês sem gastar muito

Escrito por Pedro Da Silva

Aprender inglês é o sonho de muitos, normalmente a primeira opção é escolher um curso presencial – ou mesmo online -, mas você pode aproveitar outras oportunidades e praticar o idioma sem investir tanto dinheiro.

E ao economizar, seu cartão de crédito poderá ficar liberado para comprar coisas que você precisa ou para seu lazer, enquanto você aproveita excelentes métodos de aprender um novo idioma de graça. Confira:

1. Aprenda fazendo amigos. No site Pen Pal World você cria uma conta gratuita e começa a se corresponder na língua que quiser com pessoas do mundo inteiro. O divertido é que muitas pessoas preferem se corresponder por carta, como nos velhos tempos. Algumas belas amizades surgem assim há várias décadas.

2. Compre bons livros. Se você tem o estilo auto-didata, pode aprender bastante com boas gramáticas, como a Oxford, que vem ensinando inglês há gerações de maneira rápida, estruturada e eficiente.Esse método, apesar de não ser gratuito, oferece ótimo custo-benefício.

3. Assista a seus seriados e filmes no idioma original. Ainda que com legendas, você estará ouvindo o inglês e familiarizando-se com o idioma, enquanto se diverte.

4. Cante junto. Faça uma playlist com suas músicas preferidas, escreva as letras à mão e cante junto, ouvindo a música novamente várias vezes. Esse método é comprovadamente eficaz para aprender uma nova língua e melhorar o sotaque e a entonação.

5. Inscreva-se em sites online onde é possível aprender inglês de graça. Confira alguns:

a) Livemocha: talvez a plataforma mais famosa para aprendizado de línguas na internet. Tem cursos pagos e gratuitos de boa qualidade e didática divertida, e também permite a interação com pessoas de vários países, que também estão aprendendo, como você.

b) BBC Brasil: para quem já fala inglês bem, mas quer aperfeiçoar seus conhecimentos, lendo e ouvindo, o site da BBC oferece vários recursos. Você poderá ler notícias e ouvir reportagens de rádio, assim como assistir a telejornais ingleses, podendo aprender o sofisticado sotaque britânico.

c) Duolingo: a interface dessa plataforma é uma graça, parece um videogame infantil, e é perfeito para adolescentes, jovens e para quem quer aprender de maneira divertida, relaxante. Também gratuito.

d)Busuu: a plataforma tem uma bela interface e também pode ser acessada de dispositivos móveis. É muito conhecida entre as pessoas que desejam aprender um novo idioma online.

Com essas dicas, você libera o cartão de crédito para suas necessidades pessoais e, quem sabe, para aquela viagem que tanto quer. Confira também opções de cartões sem anuidade com Compara: é rápido e fácil!