< Volver a Finanças

Dicas para controlar a vida financeira após a separação

Escrito por Pedro Da Silva

No setor prático e financeiro, uma separação significa gastos em dobro e renda pela metade. Além disso, brigas podem ameaçar os bens e patrimônios. Por isso, é normal se perguntar como controlar a vida financeira após a separação.

Durante um casamento ou união estável, é comum dividir todos os gastos e compartilhar uma conta de cartão de crédito, com o titular e adicional. E, com a separação, seja ela amigável ou litigiosa, a perda de dinheiro é certa. Se não é amigável, os gastos tendem a ser ainda maiores, pois há os honorários de advogados e custas judiciais.

Quando é preciso contratar um advogado?

Para se divorciar em cartório sem recorrer à Justiça, a separação deve ser amigável e não deve haver filhos menores ou incapazes. Sempre é necessário um advogado nos casos de casamentos registrados em cartório. No entanto, separações amigáveis necessitam de apenas um advogado, o que representa uma boa economia.
A mesma regra se aplica para a união estável. Mas se a união estável não for registrada em cartório, o que vale é a comunhão parcial de bens.

Em ambos os casos, é recomendado evitar ao máximo entrar na Justiça. Quando o casal decide todas as resoluções sozinho, tudo se dá de forma econômica e saudável, já quando há necessidade de um juiz, sempre se favorecerá um dos lados.

Manutenção do padrão de vida

Após resolver toda a questão da separação em si, a principal dúvida que surge é sobre a manutenção do padrão de vida. É inevitável, o padrão de vida cai após uma separação, ainda mais quando há filhos envolvidos. A parte responsável pelo(s) filho(s) acaba por também ficar responsável pelas maiores despesas.

É ideal tentar ter um controle de todos os gastos e reduzir os excessos, em momentos como este, mais ainda. O cartão de crédito pode ser um bom aliado para controlar as despesas, já que reúne todas as despesas em uma só conta de maneira automática, e seu extrato pode ser consultado com facilidade.

Como controlar as finanças

Para controlar os gastos, uma planilha oferece uma boa forma de organização. O controle é mais importante ainda quando os recursos são divididos. A fatura do cartão e extratos bancários deve ser usada para agrupar todas as despesas, ajudar a entender quais são os gastos comuns de todos os meses e identificar pontos frágeis do orçamento.

Após essa análise sobre o que é gasto a cada mês, fica mais fácil perceber se as fontes de renda estão acima do ideal, se as contas estão equilibradas ou mesmo se existe déficit. No primeiro caso, quando há excedente, deve ser feito o máximo para aproveitar para economizar e investir os recursos da melhor forma possível.