< Volver a Finanças

Como investir o seu dinheiro?

Escrito por Pedro Da Silva

O aumento da renda dos brasileiros e as baixas taxas de desemprego fazem que os consumidores se interessem cada vez mais por investimentos. Escolher uma boa opção para aplicar seu dinheiro pode parecer complicado, mas existem formas simples e viáveis.

Utilizar o cartão de crédito com planejamento permite aproveitar benefícios como descontos e trocas por outros produtos, como passagens aéreas.

Como investir o seu dinheiro?

1- Para escolher como investir, é preciso refletir se o desejo é um investimento a curto ou a longo prazo e se há predileção por modalidades conservadoras ou de risco.

2- Para investimentos de curto prazo, de até seis meses, a poupança é a mais recomendada por não possuir taxas ou Imposto de Renda. Com menos de 10 mil reais, as opções de fundo que garantem lucro ficam limitadas.

3- Outras boas opções de investimentos são a Previdência Privada, já que ela e os Fundos de Renda Fixa são ideais para quem deseja rendimentos maiores do que a poupança, mas não deseja correr muitos riscos. Quanto mais os juros sobem, maior é o rendimento desses fundos indexados ao Selic e CDI. É importante ficar atento sobre aplicação mínima ou valor de movimentação mínima.

4- Já o cartão de crédito é uma forma de investimento conservadora por não apresentar riscos, desde que seja utilizada com bom senso. Utilizar o cartão apenas para o necessário e se beneficiar de suas vantagens também se mostra uma boa opção. Além de maior prazo de pagamento e prêmios como passagens aéreas, eletrodomésticos e outros produtos, há opções até de ganho parcial em dinheiro. Para usufruir melhor, é importante um planejamento para medir gastos médios e retornos, tendo o cuidado de não acumular dívidas.

5- Já os melhores investimentos de risco para 2014 são a Bolsa/Fundos de Renda Variável e o mercado imobiliário. Eles apresentam riscos por ficarem sujeitos à instabilidade do mercado. Não há investimento mínimo e a grande vantagem é que, por apresentarem diversos riscos, as aplicações bem-sucedidas são ainda mais lucrativas. O mercado imobiliário apresentou crescimento acima da inflação e analistas garantem que isso tende a crescer em 2014. Variáveis do mercado e diversos fatores externos representam os riscos.

Resumo fácil: para escolher qual é o melhor investimento, basta avaliar o orçamento disponível, periodicidade de manutenção e sempre ter atenção às taxas de juros e administração de cada modalidade. 😉