< Volver a Finanças

Como utilizar os cheques com segurança?

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar de pouco utilizado pelos consumidores, principalmente por conta do crescimento nas transações via cartão de crédito e débito, o talão de cheques ainda é uma ferramenta de pagamento comum. Entretanto, para que os cheques sejam emitidos com segurança, é preciso seguir algumas dicas.

Existem, basicamente, 4 formas de emissão de cheques, nesse contexto, as características variam conforme o valor e o método de desconto:

Cheque ao portador: nessa modalidade, o beneficiário não é indicado na folha de cheque, ou seja, o portador da folha possui os direitos sobre o valor informado. O limite máximo permitido é de R$100,00. Essa opção não é tão utilizada justamente pela falta de segurança ao emissor, já que qualquer um pode se apropriar do documento.

Cheque nominal: os cheques nominais devem trazer a indicação do beneficiário, seja pessoa física seja pessoa jurídica. Os valores devem ser superiores a R$100,00.

Cheque cruzado: os cheques cruzados (sempre com dois traços paralelos e diagonais na frente da folha) só podem ser descontados através de depósito em conta corrente. Os traços cruzados podem ser inseridos tanto no cheque ao portador quanto no cheque nominal.

Cheque administrativo: os cheques administrativos são emitidos pela instituição bancária, no valor desejado pelo cliente. O cheque é adquirido pelo cliente em sua agência, a qual emitirá o documento em nome do “dono” da conta.

Dicas de segurança

Alguns hábitos podem diminuir ainda mais a possibilidade de que aconteça algo indesejável.

1- Nunca saia com o talão de cheques inteiro na carteira. Caso vá utilizá-lo, leve consigo apenas as folhas necessárias. O mesmo vale para o cartão de crédito.

2- Sempre que o banco lhe enviar o talão, confira todos os dados – nome, dados bancários e número do documento. Adicionalmente, confira também a quantidade de folhas do talão.

3- Opte por sempre emitir cheques nominais e cruzados, pois estes trazem maior segurança para você e para o beneficiário.

4- Preencha todos os espaços em branco, a fim de evitar que a escrita seja alterada.

5- Faça o preenchimento com canetas pessoais. Evite canetas com tintas que possam ser facilmente apagadas, bem como oferecidas por estranhos.

6- Ao encerrar uma conta, destrua imediatamente os respectivos talões.

Para informações adicionais acerca de contas bancárias, seguros, cartão de crédito e outros serviços, acesse o blog do Compara e confira todas as nossa dicas. Dessa forma, você terá maior segurança e confiança para organizar seu orçamento e evitar dores de cabeça com fraude.