< Volver a Finanças

8 perfis financeiros: qual é o seu?

Escrito por Pedro Da Silva

Você é daqueles que sempre reclama que o salário não chega ao fim de mês, que por isso precisa ampliar a sua renda mas NEM PENSAR em reduzir o padrão de vida?

Nesse caso, para administrar o seu dinheiro da melhor forma possível, o primeiro passo é identificar o seu perfil financeiro. Dessa forma, você não só fica atento aos hábitos de consumo, mas também pode corrigir os seus pontos fracos na hora de passar o cartão de crédito. Por exemplo, se você é impulsivo na hora de comprar deve ficar atento ao orçamento familiar e evitar as promoções imperdíveis (que nem sempre são tão imperdíveis) para não entrar no vermelho.

Pensando nisso, o site americano GoBankingRates elaborou uma lista com os 8 perfis financeiros mais comuns, já sabe qual é o seu? 

1. Agressivo

Prefere investir o seu dinheiro hoje do que deixar para amanhã. Dessa forma, escolhe os rendimentos de alto risco que oferecem mais vantagens a curto prazo porque a sua prioridade é aumentar o lucro agora!

2. Colecionador

Gosta de economizar para ter cada vez mais dinheiro. É cuidadoso com o dinheiro e não realiza gastos desnecessários, porque sofre ao gastar suas economias. Juntar, juntar, juntar é o seu lema.

3. Conservador

Adora colocar o seu dinheiro na poupança ou investir em imóveis. É o perfil tradicional de quem economiza para sempre ter dinheiro na conta. É o oposto do perfil agressivo e não entende como alguém pode fazer um investimento de alto risco.

4. Devedor

Não deixa de comprar o que deseja ou de fazer uma viagem dos sonhos por falta de dinheiro. Empresta do vizinho, do irmão ou da sogra mas faz o que tem vontade! Por isso é o perfil que costuma estar sempre endividado.

5. Doador

Esse é o perfil típico dos pais que adoram dar presentes e prêmios aos filhos. O doador acredita que o dinheiro é uma ferramenta que pode ajudar outras pessoas, e por esse motivo se sente bem em compartilhar o que ganha com quem gosta.

6. Impulsivo

Não pensa antes de comprar. Este é o perfil de quem não resiste a uma liquidação ou estoura o limite do cartão de crédito porque não consultou o orçamento familiar antes de fazer uma compra.

7. Planejador

Possui uma planilha com todas as despesas do mês e uma estimativa feita para o ano! Calcula a porcentagem dos seus gastos e analisa onde deve ou não gastar. É o perfil que adora baixar aplicativos no seu celular sobre finanças e possui metas bem definidas para o seu salário.

8. Poupador

O poupador economiza cada centavo do seu salário e pode esperar meses para trocar a televisão da sala, mas ele paga à vista e não pede dinheiro emprestado (de jeito nenhum!). Ele faz o dinheiro render e sempre tem o que deseja.

Agora que você já sabe qual é o seu perfil financeiro, aproveite e conheça também as melhores opções de cartão de créditoCom CommparaOnline você encontra a melhor oferta para TO-DOS os perfis, inclusive o seu!! 😀