< Volver a Finanças

5 dicas para aproveitar as liquidações

Não é porque o preço é baixo que as compras devem ser feitas às pressas

Escrito por Pedro Da Silva

Em todo final de estação ou data comemorativa, a situação é idêntica: várias lojas promovem liquidações mais do que atrativas, convidando os consumidores a gastar e lotar a fatura do cartão de crédito. Mas como aproveitar estas liquidações de forma eficiente, sem prejuízos ou dores de cabeça?

Planejamento das compras

Planejamento é essencial em qualquer ação, inclusive, nas compras em liquidações. Antes de ir à loja, confira o encarte de promoções e selecione, previamente, o que irá adquirir. Isso evita que sejam realizadas compras desnecessárias, por impulso.

Tranquilidade na hora de comprar

Não é porque o preço baixo é momentâneo, que as compras devem ser feitas às pressas. Mantenha a calma e analise o estado geral do produto. Lembre-se de checar seu estado de funcionamento e se o conteúdo da embalagem condiz com o que é apresentado em sua descrição.

Detalhes da forma de entrega

Geralmente, as liquidações organizadas por grandes redes não fornecem a entrega do produto, sendo necessário o cliente levar o artigo para casa. Neste caso, é importante que a informação seja divulgada e esclarecida, antes da finalização da compra.

Valor à vista para compras no cartão de crédito

Mesmo nas liquidações, os pagamentos com cartão de crédito devem seguir os mesmos valores praticados à vista ou em cheque. E atento! No caso do pagamento com cheques pré-datados, não se esqueça de deixa-los nominais ao estabelecimento.

Nas compras via internet, você tem direito à desistência

Para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, seja através de catálogos, telefone ou internet, o consumidor tem o prazo de até 7 dias para desistir da compra. Esse direito também vale para a compra de produtos em valores promocionais.