< Volver a Finanças

Saiba tudo sobre cheque especial

A data para a cobrança dos juros incidentes sob a utilização do cheque especial é definida pela instituição bancária

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar de estar à disposição dos clientes bancários diariamente, o cheque especial é um dos benefícios que deve ser utilizado com cuidado e, acima de tudo, apenas em casos de emergência . Tudo isso porque, caso o cliente opte por utilizar o limite oferecido pelo banco, deverá arcar com altas taxas de juros calculadas sob o valor total utilizado.

Antes de pensar em gastar o limite do cheque especial, é interessante que o consumidor saiba exatamente como funciona o crédito. Selecionamos algumas dicas e informações úteis a quem pretende utilizar o cheque especial com consciência. Confira!

Pagamento

A data para a cobrança dos juros incidentes sob a utilização do cheque especial é definida pela instituição bancária. Porém, esta cobrança é comumente realizada no 1° dia útil de cada mês. Diferente do cartão de crédito, usualmente o cliente não tem opção de escolha.

Incidência de juros

Diferente das operadoras de cartão de crédito, os bancos têm livre arbítrio para definir as taxas de juros cobradas pela utilização do limite do cheque especial, já que em alguns casos, o diferencial entre as instituições pode ultrapassar os 40%.

Excedendo o limite disponível

Além dos juros cobrados sobre a utilização, toda vez que o consumidor ultrapassar o limite pré-aprovado do cheque especial – ou não possuir saldo suficiente em sua conta na data do pagamento – deverá pagar uma multa de 2% sob o valor total. É aqui onde começam os chamados “juros em cascata” que comprometem ainda mais o orçamento.

Cancelamento do serviço

O cancelamento do cheque especial deve ser solicitado na agência do correntista, pessoalmente. Ao exigir o cancelamento, é preciso solicitar também um comprovante assinado e carimbado pelo funcionário. Este documento pode ser utilizado como comprovação da operação, caso sejam cobradas tarifas indevidas após o período. Um dado a ter em conta é que muitas instituições só permitem o cancelamento após o usuário ter quitado completamente a dívida da modalidade de crédito.

Compare os serviços disponibilizados por cada instituição

Antes de optar pela contratação de um serviço financeiro, o ideal é pesquisar todas as empresas do setor. Assim como a comparação entre companhias de cartão de crédito oferecida pelo portal Compara, comparar as taxas de juros e condições praticadas pelos bancos é essencial. Atente-se aos detalhes para não errar no momento da escolha!