< Volver a Finanças

Como controlar os gastos dos filhos no cartão?

Escrito por Pedro Da Silva

Adolescentes com cartão de crédito: situação muito comum no Brasil. Em sua grande maioria, estes cartões são adicionais, onde o responsável pelo controle e pagamento da fatura são os pais ou tutores legais. O fato é que não há nenhum controle sobre o gasto e consumo dos adolescentes, já que o limite é liberado tanto para o cartão de crédito principal, quanto para o cartão de crédito adicional. Desta forma, os filhos extrapolam, gastam além dos limites e comprometem todo o orçamento familiar.

Além de adotar medidas eficazes para controlar os gastos dos filhos no cartão de crédito, é interessante escolher o tipo de cartão correto para os adolescentes.

Qual cartão de crédito devo dar ao meu filho?

O cartão mais indicado para oferecer aos filhos são os cartões pré-pagos. Esta modalidade de cartão oferece um controle total sobre os gastos e uso do crédito: o adolescente somente pode utilizar o valor depositado previamente pelos pais na conta vinculada ao cartão. Quando o valor é utilizado totalmente, o cartão não pode ser utilizado. Praticamente todas as operadoras de cartão de crédito possuem as opções pré-pagas. Para solicitá-los, basta entrar em contato com a administradora desejada e consultar a disponibilidade.

Cartões de viagem

Os filhos estão com viagem marcada? Uma boa dica para controlar os gastos mesmo à distância e de quebra aproveitar as melhores tarifas de câmbio é oferecer um cartão de viagem. A grande diferença entre a utilização do cartão de viagem para o cartão de crédito em uma viagem internacional é o congelamento da taxa de câmbio: como a moeda já foi comprada antecipadamente, o usuário saberá exatamente o valor que irá gastar em suas compras. Vale frisar que nos cartões de crédito comuns as taxas de câmbio são definidas apenas no dia do fechamento da fatura, baseando-se na cotação do dia.

Cartões de presente

Os pais que desejam apenas presentear os filhos, porém com um valor pré-estabelecido, têm como opção os cartões-presente. Estes são disponibilizadas por grandes lojas – tanto físicas quanto virtuais – e são oferecidos em valores distintos. Basta escolher o montante desejado, comprar o cartão, presentear o filho e deixá-lo comprar o que desejar.
Além de controlar os gastos dos filhos no dia a dia, apostar nos cartões pré-pagos garante um maior controle do orçamento, além de evitar possíveis dívidas e restrições ao nome e CPF.

Com Compara você pode solicitar todos os cartões em apenas um click. Não perca tempo, acesse já o nosso site e peça o seu!