< Volver a Finanças

Você sabe quanto gasta com seu banco?

Escrito por Pedro Da Silva

Em tempos de crise qualquer desconto no orçamento pode significar uma economia grande no final do mês. A verdade é que quando você soma cada pequena economia ou desconto que parecia não ter importância chega a um valor que nem imaginava. As suas tarifas bancárias e os seus juros podem ser um desses vilões que de maneira sutil – ou nem tanto, levam uma parte do seu suado salário sem mesmo que você perceba ou saiba o que fazer. Veja uma maneira simples de gastar menos dinheiro com o seu banco ou ao abrir uma conta nova.

Tarifas bancárias

Muitas vezes não damos atenção às moedas perdidas nos bolsos e bolsas e até a algumas taxas achando que são pequenas e que não fazem diferença. Pode não pagar as contas mais pesadas, mas imagine que driblando juros e conhecendo a fundo quais são as tarifas bancárias cobradas pelo seu banco você consegue salvar um troco que pode ser uma saída a mais ou o pagamento de uma conta que não estava no orçamento?!

Em uma pesquisa realizada pela associação de consumidores Proteste, de janeiro de 2013 a agosto de 2015, foi revelado que as tarifas bancárias cobradas pelos 8 principais bancos do país subiram em média 169% contra 19,3% de inflação medida pelo IPCA no mesmo período. Ou seja, os valores cobrados pelos bancos em suas tarifas foram quase 9 vezes mais altos que a inflação – que já não é baixa.

Como conhecer as tarifas do meu banco

Com uma variação tão grande entre as tarifas bancárias de uma instituição para outra não dá mais pra escolher um banco somente pelo gerente e pelo cafezinho. Por isso, antes de abrir uma conta ou mesmo para comparar se está pagando juros elevados e taxas muito altas no seu banco atual, pesquise os valores cobrados.

Essa consulta pode ser feita por meio do site da Febraban Star, página criada pela Federação Brasileira de Bancos exatamente para apresentar esse comparativo de tarifas bancárias entre as instituições. Ele é bem simples de mexer e você consegue encontrar boas informações e comparativos ao pesquisar por “Consulta tarifas por instituição” ou “Consultar tarifas entre instituições”, por exemplo.

Você pode pesquisar também os valores das anuidades e juros cobrados pelos cartões de crédito e assim você consegue optar por aquela instituição que oferece os menores valores de acordo com a sua necessidade. Vale esclarecer que os valores do site são para os serviços mais básicos, ou seja, aqueles usados com maior frequência pelos usuários.

Quais os meus direitos?

Além da pesquisa sobre os valores das tarifas bancárias e anuidades você consegue consultar os valores para os pacotes de tarifas padronizados. De acordo como a normatização do Banco Central, todas as instituições são obrigadas a oferecer aos clientes 4 tipos de pacotes de serviços bancários (todos os pacotes necessitam ter os mesmos produtos), mas cada banco pode cobrar o quanto quiser por eles . E é por isto que o site da Febraban Star é uma dica tão bacana, para que você conheça exatamente os valores praticados por todos os bancos e decida entre continuar com o seu ou abrir uma conta em outro.

Mas é importante que você saiba que além das opções personalizadas, que vão atender às pessoas que fazem um número maior de operações, os bancos são obrigados a oferecer sem nenhum tipo de cobrança, tarifas bancárias ou juros os chamados serviços essenciais mensais que são compostos por:

– cartão de débito;

– 10 folhas de cheque;

– 4 saques;

– 2 transferências entre contas no mesmo banco;

– compensação de cheque;

– 2ª via do cartão de débito.

É possível que você tenha dificuldade para usá-los sem que o banco te cobre, pois muitas vezes omitem os direitos sobre esses serviços gratuitamente para que você opte pelos que de fato eles podem cobrar. Caso o seu banco te cobre para fazer uso deles entre em contato com a ouvidoria do banco e/ou os órgãos de defesa do consumidor.