< Volver a Finanças

O que fazer com a restituição do Imposto de Renda?

Escrito por Pedro Da Silva

Ao receber a restituição do Imposto de Renda, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como utilizar o dinheiro e boas formas de investir e aplicar o valor. Ele pode ser utilizado para investir, para depositar na poupança, quitar uma dívida ou até pagar parcelas do cartão de crédito.

A restituição do IR é a devolução do valor pago ao governo, e não um prêmio, como muitas pessoas imaginam. Pense nesse valor como rendimentos que não puderam ser usados, pois foram emprestados ao governo e só agora devolvidos.

É importante saber qual o melhor caminho e quais precauções tomar ao receber a restituição. Antes de qualquer decisão, analise sua situação financeira para identificar qualquer descontrole nas finanças e outros problemas.

As possibilidades de uso são muitas e devem ser analisadas com um planejamento que consiga relacionar investimentos e despesas. O fator que mais deve pesar na hora de optar por um caminho deve ser o valor da restituição, que influenciará na sua escolha.

Esse dinheiro pode ser utilizado para antecipar a quitação de uma dívida, comprar um produto muito esperado utilizando parcelas do cartão de crédito ou poupar para uma viagem de fim de ano. A situação financeira pode determinar quais das opções são viáveis.

Quem está com dívidas deve ter em mente que pagá-las deve ser a prioridade para evitar o acúmulo de juros. E não deixe de averiguar quais foram os erros cometidos que levaram a essa situação. Caso não possua dívidas, as possibilidades de aplicações e investimentos são maiores. A forma de uso mais comum é a de poupar o valor para servir como uma reserva para emergências, e isso pode ser feito utilizando a tradicional poupança.

Por fim, aumentar os investimentos é uma boa opção para quem não tem dívidas a pagar. É importante, entretanto, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Quem deseja um investimento de até 10 anos pode optar por CDB, por exemplo, enquanto investimentos de longo prazo podem se beneficiar de ações na bolsa.

Ao utilizar o cartão de crédito para realizar um sonho ou pagar parcelas, é necessário optar por uma opção adequada ao seu perfil. Acesse Compara e veja quais são as melhores opções de cartão de acordo com sua situação.