< Volver a Finanças

Como poupar depois dos 50 anos?

Escrito por Pedro Da Silva

O aumento da expectativa de vida tem feito com que o empreendedorismo seja a marca de homens e mulheres com mais de 50 anos, uma época da vida tão boa quanto qualquer outra para começar a poupar. De acordo com dados do último censo do IBGE (2010), a média de vida do brasileiro passou para 73 anos, o que significa mais tempo para fazer o dinheiro render. Uma boa dica é começar cortando gastos desnecessários, como por exemplo, os juros do cartão de crédito e aplicar essa diferença. Assim, fica mais fácil escolher um investimento que ofereça menos riscos e transforme essa nova fase em uma etapa lucrativa.

Outro estudo recente feito na Inglaterra mostrou que a maioria dos homens se sente mais seguro após os 50 anos – idade, também, em que muitos brasileiros têm decidido tornarem-se empresários, aproveitando que os filhos já estão criados e também o tempo disponível proporcionado pela aposentadoria.
Para recuperar parte de tudo o que foi gasto ao longo da vida, alguns investimentos são mais indicados por terem prazo de retorno mais curto e ausência de riscos. Por exemplo, investir em Fundos de Investimentos Imobiliários.

Outra opção é aplicar a renda em Letras de Crédito Imobiliários (LCI) ou CDBs: nos bancos pequenos elas têm rendimento maior do que os Fundos DI, por exemplo. O importante é ter a liquidez – facilidade em que um ativo pode ser convertido em cash – em mente e procurar investimentos que possam proporcionar uma etapa tranquila na sua vida.

O investimento nesta etapa da vida é ideal para quem conseguiu acumular bens ao longo dos anos ou pretende reverter seus ganhos em imóveis. Já para quem utiliza o cartão de crédito para adiar o pagamento de dívidas, é seguro apenas se as mesmas forem quitadas à vista ou parcelada sem juros, porque os juros do crédito rotativo são muito maiores do que de qualquer investimento.

Para manter-se economicamente ativo a dica é usar a experiência acumulada ao longo dos anos e dedicar-se a uma atividade que, além de lucro, proporcione prazer. Analise suas habilidades e os nichos possíveis e rentáveis e aproveite essa nova fase da vida de bem com as finanças.