< Volver a Finanças

Como funcionam os investimentos em debêntures?

Escrito por Pedro Da Silva

Se você é aquele tipo de pessoa que tem as finanças sobre controle, paga suas contas em dia, não entra no cheque especial e usa o cartão de crédito direitinho, com certeza tem uma reserva de dinheiro também. Já pensou em fazer um investimento diferente e rentável, comprando debêntures? Quer saber como funciona?

Comece entendendo que a debênture é um título mobiliário, conferindo ao portador uma renda fixa, que tem como garantia todo o patrimônio da empresa. É emitida em séries pelas sociedades anônimas. Trocando em miúdos, se uma empresa está endividada você pode comprar o título da dívida, ou seja, a debênture, e se tornar credor (debenturista). O lucro que você tem é na verdade a remuneração pela compra da dívida.

Para investir em debêntures você vai precisar de uma corretora que indicará a compra dos melhores papéis. O investimento mínimo de R$ é 1.000,00, e o rendimento, a remuneração e o prazo são estipulados na hora da escritura, com um documento chamado Escritura de Emissão. Quem tem cartão de crédito está acostumado a calcular porcentagens e entenderá rapidamente os benefícios.

As empresas negociam seus títulos para captar recursos para financiar novos projetos, aumentar o capital de giro, investir em novas instalações etc. É uma prática antiga em muitos países e começou a ser mais usada no Brasil depois do surgimento da Lei 6404/76 – das Sociedades Anônimas S.A., que regula a emissão das debêntures, juntamente com normas do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

O rendimento das debêntures é maior do que outras aplicações de renda fixa, como CDB, fundos referenciados e fundos DI, com a vantagem de saber quanto seu dinheiro vai render, além de ter mais liquidez e isenção no imposto de renda para pessoas físicas, em algumas modalidades.

Como em qualquer investimento, existem fatores de risco como a empresa não conseguir honrar o compromisso assumido, ou a variação da taxa de juros.

Para finalizar, esteja ciente de que se você comprou a debênture de uma empresa, seja uma operadora de cartão de crédito ou qualquer outro tipo de S.A., você estará emprestando um dinheiro que não volta em menos de seis meses ou um ano (depende da modalidade). Portanto, certifique-se de que não vai precisar dessa quantia e pondere seus principais objetivos para fazer uma aplicação segura.