< Volver a Finanças

Posso cancelar o cheque especial, mesmo com dívidas?

Escrito por Pedro Da Silva

No início de 2014, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou que mais de 35% dos brasileiros não tinham dinheiro para pagar as compras e dívidas criadas no fim do ano anterior. E já pensando em não acumular mais dívidas, muitas pessoas procuram saber se é possível encerrar o cheque especial, mesmo com dívidas em aberto.

O cheque especial e o cartão de crédito são duas ferramentas que podem ser usadas em casos de gastos não previstos, ajudam a realizar sonhos de consumo e a organizar a data de pagamento. Entretanto, podem criar dívidas se não forem usados com sabedoria, tanto que estão entre os campeões de inadimplência.

O valor gasto além do que está disponível na conta corrente caracteriza o gasto no cheque especial. Tanto esse limite quanto o cartão de crédito oferecem formas de empréstimo simplificadas e rápidas. Mas, no caso do cheque especial, esse empréstimo tem um dos juros mais altos do mercado.

Passo a passo para solicitar o cancelamento do cheque especial

Se o consumidor deseja cancelar o cheque especial com dívidas, é necessário enviar uma correspondência com Aviso de Recebimento (AR) para a instituição financeira responsável informando que não há mais interesse em manter o contrato. Nesse caso, deve-se exigir o cancelamento imediato do cheque especial e a empresa deve se manifestar em 10 dias para confirmação.

Após chegar numa agência dos Correios e enviar o Aviso de Recebimento para o banco, deve ser paga uma taxa de cerca de R$ 3,00 para sua emissão.

Caso não haja resposta durante o período, o consumidor pode entrar com ação judicial para cancelar o contrato, basta mostrar o comprovante da carta solicitando o seu cancelamento ao banco.

Cancelar o cheque especial com dívidas é importante para que elas não continuem aumentando. A dívida continua existindo e deve ser paga, mas ela fica “pausada”. A partir daí, o pagamento deve ser feito por boletos ou outros meios especificados pelo banco.

Cuidados com o cheque especial

Caso a dívida saia do controle, faça a transferência para outro banco com juros menores. Nunca se iluda com o valor de sua conta corrente somado ao cheque especial. Ele pode dar a falsa ilusão de que há bastante dinheiro disponível.

E se for preciso desembolsar uma quantia que não está disponível no momento, dê preferência ao cartão de crédito. Ele permite o pagamento em até 40 dias após a compra, significando mais tempo para se organizar. Basta pagar a fatura em dia e manter as dívidas longe de sua realidade!