< Volver a Carros

Rodas de liga-leve ou rodas de aço?

Escrito por Pedro Da Silva

Quem ama carros escolhe acessórios para deixar o veículo mais bonito, como as rodas de liga-leve. O item é um dos mais procurados, ficando atrás apenas dos rádios e sistemas de som automotor. Entre os produtos e serviços agregados ao automóvel, como o seguro de carro, as rodas de liga leve se destacam como um dos itens mais buscados.

As rodas de aço com calota são as mais tradicionais, mas esteticamente monótonas. As rodas de liga-leve são feitas com um mistura fundida de silício e alumínio, que resulta em um material mais maleável e permite formas mais interessantes.

Confira algumas características que o ajudarão na sua decisão:

1. Performance

Algumas pessoas acreditam que a liga-leve é mais forte que o aço usado nas rodas comuns, mas especialistas da indústria automobilística garantem que ambos os materiais são igualmente resistentes, passando por rígidos testes para suportar diferenças de temperatura, pressão, acidez e resistência a impactos com buracos, meios-fios, desníveis na pista e outros problemas tão comuns nas estradas brasileiras.

2. Peso

As rodas de liga-leve, como o próprio nome revela, são mais leves, além de estarem disponíveis em uma infinidade de modelos, um para cada gosto. Mas não se engane: as ligas mais comuns no mercado apresentam pouca diferença no quesito peso (são cerca de 15% a 20% mais leves), pois os materiais realmente nobres são reservados a carros de luxo e esportivos, como BMWs, Mercedes e Ferraris, por exemplo.

Por isso, se você não conta com um carro de luxo, provavelmente a liga-leve dos pneus do seu carro não será tão mais leve que as rodas tradicionais, com aço e calota. Entretanto, mesmo a liga-leve comum pode diminuir o desgaste da suspensão e melhorar a frenagem, ainda que em um nível bem pequeno.

3. Aparência

Por serem fundidas, as rodas de liga-leve permitem uma maior flexibilidade nos tipos de design, se comparadas com as de aço, feitas a partir de uma chapa prensada. É por isso que são mais bonitas, melhorando o visual do carro e tornando-o mais atraente na hora da revenda. É por isso, também, que o visual é o fator que mais pesa na hora da decisão pela compra.

4. Resistência

E por falar em resistência, as rodas de liga-leve arranham-se com mais facilidade que as de aço (com exceção da calota, que normalmente é feita de plástico), mas “aguentam o tranco” da mesma forma. Seu reparo também pode ser mais trabalhoso, muitas vezes, fazendo-se necessário substituir a peça inteira, pois a liga pode trincar internamente. Você ainda pode conferir alguns cuidados (+link: adicionado por CM) para manter sua roda sempre com cara de nova.

Além das rodas, que dão um visual mais atraente pro seu veículo, também vale a pena estar tranquilo com a segurança! Um seguro de carro é um item que lhe deixará bem mais seguro na hora de dirigir. Pesquise o seu seguro no site Compara e economize!