< Volver a Finanças

5 dicas para economizar na reforma da casa

Escrito por Pedro Da Silva

O desejo de reformar a casa pode se transformar em motivo de estresse se não for bem planejado antes do começo da obra. Confira dicas importantes para realizar este sonho sem cair em despesas imprevistas. Um bom aliado para a organização financeira pode ser o uso consciente do cartão de crédito, que conta com promoções em alguns comércios e também permite parcelamentos interessantes.

Estes e outros problemas podem ser evitados se houver um bom planejamento antes de começar com o bate bate. Confira algumas dicas de especialistas em construção civil e livre-se do estresse.

1- Projeto é fundamental

Projeto é fundamental

O projeto arquitetônico é importante para determinar as metas da reforma, indicando por onde começar a obra e evitando perdas de tempo e dinheiro. Com o projeto em mãos, é possível saber exatamente o que terá de ser comprado e qual a necessidade real de cada item. Entenda também que pode haver uma diferença entre o orçamento planejado e o orçamento executado, uma obra costuma variar em aproximadamente 20%.

2- Materiais de construção

Materiais de construção

Nesta etapa, é preciso pesquisar preços e prazos de entrega de cada item a ser adquirido, do cimento ao acabamento. A maioria das lojas de materiais de construção também está na web, o que economiza tempo. Aproveite para fazer um estoque caso algum item que seja preciso na sua obra estiver em promoção.

Sobre as compras, uma valiosa dica que poucos sabem é que os arquitetos podem receber comissões das lojas quando um cliente adquire algum material. Ou seja, além dos eventuais descontos que você pode conseguir, negocie com seu arquiteto a escolha de um lugar que lhe pague comissões e como vocês podem entrar em acordo dividindo parte da diferença.

3- Preço da obra e desconto

Preço da obra e desconto

As compras com pagamento à vista são boas opções para conseguir descontos. Entretanto, se forem parceladas no cartão de crédito, prefira lojas que ofereçam parcelamento sem juros, o que é fácil de conseguir nas grandes redes. Também é possível realizar simulações de financiamento no site do Compara para encontrar opções mais vantajosas.

4- Trabalhe com profissionais

Trabalhe com profissionais

Embora o arquiteto ou engenheiro civil tenha realizado um bom projeto de reforma, é importante contar com mão de obra qualificada durante a execução da obra. Isto porque não se sabe se, ao romper uma parede, por exemplo, possa acontecer a ruptura do sistema hidráulico. Um ditado comum no ambiente das construções é “não improvise, contrate um profissional”; não é a toa, pode sair mais caro, mas economiza-se em soluções.

5- Reutilize materiais

Reutilize materiais

Verifique quais materiais podem ser reutilizados, tais como: armários, portas, janelas, tacos e outros itens. Estes podem ser usados em outros ambientes e até criar espaços novos com decoração personalizada. Você também pode planejar a obra em etapas ou módulos e construir segundo as possibilidades do orçamento.

Com estas referências, planejar, iniciar e finalizar sua obra ficará muito mais fácil. Não deixe de fazer uma cotação de cartão de crédito no Compara, e siga em frente na realização deste sonho!