Tipos de hospedagem: conheça as diferenças entre elas

O planejamento de cada detalhe é a chave para uma viagem tranquila. Hoje nós vamos falar de hospedagem, esse item costuma ser um dos mais caros num planejamento. Por isso, vamos explicar os tipos de hospedagem, para você conhecer.  

Com tantas opções, é natural haver dúvida na hora de optar por alguma delas. E por isso é importante saber as características gerais de cada uma das opções. Cada tipo de hospedagem vai ser interessante para um tipo de viagem diferente. 

Tem gente que gosta de economizar dinheiro, outras preferem uma hospedagem que proporcione o maior conforto possível. Por isso, entenda todas as vantagens de cada opção! 

Além da hospedagem, não deixe de contratar um seguro viagem. Atualmente, por exemplo, é obrigatório um seguro viagem internacional para entrar em muitos dos países. Esse serviço auxilia em casos de necessidade de usar um hospital em território estrangeiro e também auxilia em questões de bagagem e do voo. Agora vamos começar! 

Conheça os tipos de hospedagem

Hoje em dia, como falamos, existem muitas opções diferentes para você se hospedar no mundo a fora. Algumas eu sei que você já conhece, como o hotel, porém existem outras novas opções que vamos te apresentar hoje, caso você ainda não tenha conhecimento. 

Vamos começar explicando os diferentes tipos de hotéis. Confira abaixo como funciona.

Tipos de hospedagem: hotéis

Hotel

O hotel possui quartos individuais, recepção e alimentação opcional. Pode variar entre 1 e 5 estrelas. Os quartos podem ser simples, duplos, triplos, família, ou tipo chalés ou bangalôs. Existem muitas opções diferentes de hotéis, dos mais simples aos mais luxuosos. 

Geralmente o hotel oferece comodidades, como ar condicionado, televisão, frigobar e serviço de quarto. O hotel é a opção mais conhecida e mais utilizada pelos turistas. 

Hotel Fazenda 

O hotel fazenda, como o nome indica, localiza-se em ambientes rurais. Pode variar entre 1 e 5 estrelas. Esse tipo de acomodação geralmente possui um grande terreno, com muita área verde e geralmente costuma oferecer atividades ao ar livre aos seus hóspedes. Além de oferecer também as mesmas comodidades de um hotel comum. 

Hotel Histórico

O hotel histórico, como o nome também revela, toma espaço num local de construção histórica ou que ao menos já foi palco de algo importante para a história do local. Pode ser um prédio restaurado. Varia entre 3 e 5 estrelas e também costuma oferecer algumas experiências opcionais, como tour guiado no próprio hotel. 

Resort 

Além de todos os serviços e comodidades oferecidas por um hotel comum, o resort oferece muitas atividades complementares e entretenimento. A ideia do resort é que o hóspede não precise sair das suas dependências para aproveitar. 

O resort é uma boa opção para quem viaja com crianças, por oferecer serviços de recreação, além de outros de estética, como spa. Um resort eleva e muito o nível da acomodação. Muitos resorts são all inclusive, ou pensão completa, ou seja, oferecem comida e inclusa. O Resort também possui classificação de estrelas, que variam de 3 a 5. 

Pousada 

A pousada é uma versão mais intimista e simples do que o hotel. Ela pode ser uma construção única ou divida em até três pavimentos horizontais. Muitas pousadas oferecem serviço muito similar ao do hotel, o que vai diferenciar mesmo as opções é o tamanho da construção e a estrutura. 

Geralmente, um hotel possui uma estrutura maior e mais completa. Porém, os quartos de uma pousada podem ser muito similares aos do hotel e a pousada também pode oferecer café da manhã e comodidades. 

Hostel 

O hostel faz sucesso crescente no Brasil e isso se deve principalmente aos seus baixos preços. Os hostels são muito frequentados por pessoas mais jovens e oferecem quartos compartilhados, em sua maioria. Se trata de uma acomodação mais simples, com espaços de convivência, como um bar. 

Geralmente é um ambiente jovem e amigável, pois muitas pessoas procuram um hostel justamente pela experiência e compartilhar espaços e conhecer novas pessoas. Por isso, o hostel é consideravelmente mais barato e pode viabilizar a viagem de muita gente. 

Tipos de hospedagem: espaços particulares 

Um segmento de acomodação que vem crescendo bastante na preferência das pessoas são os espaços particulares. Que é quando você aluga uma casa, um apartamento, um flat ou até mesmo um quarto na casa de uma pessoa. Esses espaços são particulares e hoje em dia existem aplicativos que organizam e ajudam a dar mais confiabilidade na transação. 

Quarto

Você pode alugar um quarto inteiro ou compartilhado na casa de alguém. O quarto pode vir com banheiro privativo, porém é possível também que você tenha que dividir. Ao alugar um quarto, você terá que dividir os espaços comuns da casa com um anfitrião.

 A opção do quarto também é super em conta e vale a pena quando você for passar poucos dias viajando. Muitos anfitriões são especialistas em receber hóspedes, então essa prática está ficando cada vez mais profissional. 

Essa opção de hospedagem é comumente chamada de ‘cama e café’ ou B&B’s em inglês. A hospedagem “cama e café” variam entre 1 e 4 estrelas e oferecem serviços de limpeza e café da manhã.

Espaços inteiros 

Se você não curte muito a ideia de compartilhar um quarto, ou espaços na casa de alguém, que tal alugar um espaço inteirinho para você? Você pode alugar uma casa inteira, um apartamento, um bangalô, tudo vai depender do tipo de viagem que você está fazendo. 

Essa é uma opção comum entre quem viaja por períodos longos. Porque os espaços inteiros se caracterizam por oferecer cozinha, quarto, sala e banheiro individuais. Porém, não há limite de tempo, você pode alugar por um dia, dois dias, uma semana ou um ano! E existem diferentes tipos de acomodações, das mais simples às mais luxuosas. 

Apart-hotel

O apart-hotel é um híbrido. É um apartamento pequeno que oferece serviços de hotel, como limpeza, recepção, lavanderia, refeitório. O apart-hotel também pode ser chamado de apart, ou flat. É muito comum para quem está viajando a trabalho. 

Campings

Se existe uma categoria que mudou bastante foi o camping. O camping é um espaço ao ar livre equipado com algumas estruturas básicas, como banheiro, luz elétrica e cozinha, para quem deseja acampar. 

Hoje em dia existem várias opções de campings, dos mais rústicos aos mais sofisticados, tem até um nome pra isso, se chama glamping, um camping ‘glamuroso’ que oferece muitas comodidades. Até mesmo piscina, experiências, ar condicionado e muito mais.

Qual tipo de hospedagem escolher?

Atualmente, já existem boas opções de hospedagem: suites, quartos e casas. E não faltam também aplicativos e sites que fazem esse intermédio, como o Booking, o AirBnB, o Hoteis.com, o Hurb, entre outros.   

Ao escolher o tipo de hospedagem que você quer, é importante analisar o orçamento da sua viagem, se você quer relaxar mais, ou se quer se aventurar. Existe um lugar certo para o que você deseja. 

Independente da opção escolhida, é recomendado contratar um seguro viagem e analisar bem as características do contrato. Isso porque, alguns seguros podem oferecer vantagens e descontos para determinados tipos de hospedagem.

Mesmo em viagens dentro do território nacional, o seguro viagem pode trazer benefícios e vantagens que vão de regalias a descontos em hotéis que permitem animais de estimação.

Faça o seu seguro viagem online com a Compara. Garanta o melhor preço do mercado! 

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
Planejamento de viagem