Como orientar os filhos sobre o uso do cartão de crédito?

Atualmente, é cada vez mais necessário alfabetizar os filhos financeiramente para que saibam utilizar o cartão de crédito e cuidar do dinheiro da melhor forma, criando melhores cenários para o futuro. Até mesmo os pais que não utilizam esse tipo de cartão devem orientar os seus filhos sobre o assunto porque é possível que eles sigam na contramão e o utilizem, já que eles são cada vez mais comuns. Ao ensinar sobre responsabilidades com o dinheiro, é importante não esquecer de também ensinar sobre o uso responsável do cartão de crédito.

Explique como funcionam os cartões de crédito

É importante frisar que comprar com cartão não é como comprar com dinheiro; na verdade, ele é como um empréstimo. Mostre uma de suas faturas mensais para que o seu filho adolescente e explique que, quando o valor não é pago, a empresa do cartão cobra juros.

A ideia mais importante que deve ser passada para os seus filhos é de que como o dinheiro usado no cartão é emprestado, a única forma de evitar pagar juros é pagando esse “empréstimo” no dia combinado, sem atrasos. Explique também que esses cartões são muito utilizados pela conveniência que possuem, mas que não fazem com que não seja necessário seguir um orçamento. Na verdade, seguir um orçamento e saber exatamente o que se pode gastar é a chave para não criar dívidas.

Explique sobre o funcionamento dos juros

Para que o assunto sobre os juros fique menos abstrato, tente ensiná-lo com experiências da vida real. Por exemplo, se ele pedir o dinheiro da mesada adiantado, dê, mas cobre juros. Se ele pedir 50 reais, por exemplo, explique que um valor será subtraído das próximas mesadas até que o valor de 60 reais tenha sido pago.

Os cartões de crédito funcionam de maneira parecida: quando um saldo é deixado, é necessário pagar um valor a mais. Dessa forma, o seu filho entenderá que teve que pagar mais do que o que foi de fato utilizado. Explique que há investimentos que adicionam juros ao valor do dinheiro e eles são melhores do que os juros cobrados por empresas de cartões.

Ensine como utilizar o cartão de maneira inteligente

Explique que o cartão pode ser utilizado de maneira inteligente. Eles podem ser usados para promoções ou para ganhar pontos, por exemplo. Frise que, se utilizados dentro de um planejamento financeiro, eles podem apresentar vantagens. A grande chave é não gastar mais do que o valor que pode ser pago a cada mês. Sem o pagamento de juros, o cartão pode ser uma ótima ferramenta auxiliar!

Para escolher o cartão de crédito que está de acordo ao seu perfil, é fundamental comparar todas as opções do mercado. Compara lhe ajuda nessa tarefa, com um click você conhece todas as alternativas. Acesse e confira!