O que vale a pena comprar nos Estados Unidos?

O fim do ano está chegando e com ele vem também a expectativa das tão sonhadas (e necessárias) férias! Se muita gente escolhe ir para a praia e curtir sombra e água fresca, outros brasileiros preferem fazer as malas e partir para os Estados Unidos rumo às compras, muuuuuitas compras.

Para os que escolheram a segunda opção, nós do Compara decidimos realizar um especial de compras para os Estados Unidos. Afinal, o que vale a pena comprar na terra do Obama sem estourar o cartão de crédito?

O primeiro passo para responder essa pergunta é ficar atento com os detalhes. Por exemplo, a cota de produtos que podem entrar no Brasil é de apenas 500 dólares, quem ultrapassa esse valor deve declarar à Receita Federal e pagar a taxa de imposto que pode alcançar até 60% do preço da nota fiscal.

Mas nem tudo é desespero: se você comprar uma máquina fotográfica, um notebook, um relógio e um celular (mas  apenas um de cada) eles serão considerados produtos de uso pessoal e não entram na cota de dólares máximos da alfândega. O mesmo ocorre com a compra de roupas e perfumes, mas atenção: eles devem vir fora da embalagem e em quantidades pequenas. Não dê bobeira com isso! 😉

 

Mas vale a pena pagar uma passagem aérea para fazer compras?

DE-PEN-DE. Isso mesmo, depende de quanto você vai gastar no exterior. Isso porque para valer (mesmo) a pena, o valor total das suas compras deve ser superior ao valor da passagem mais gastos extras.

Por exemplo, para considerar o investimento total separe pelo menos R$ 4 mil (em média, mas pode ser mais) de gastos com passagem aérea, tramitação do visto, translado aeroporto-hotel, alimentação e outras coisinhas como as famosas gorjetas gringas. Se a sua intenção é gastar mais do que essa soma em todos os produtos que deseja comprar nos EUA, vá em frente e faça a viagem porque vale muito a pena!

Agora que você já sabe quando vale a pena ir (ou não) vamos para a segunda pergunta mais importante: o que não pode faltar na lista de compras? Abaixo reunimos 5 categorias de produtos que são itens obrigatórios na mala de qualquer brasileiro que se preze. Confira!

 

1. Enxoval de bebê

Essa é a nova moda entre muitas mamães Made in Brazil. Ao saber que estão esperando um bebê já pensam logo no enxoval e em todas as coisinhas que querem trazer dos Estados Unidos: primeiro pelo preço e segundo pela qualidade dos produtos. Mas o que vale a pena trazer de lá?

Entre os itens essenciais não podem faltar os mais caros como, por exemplo: o carrinho do bebê e a cadeirinha do carro, já que aqui a economia pode ser gigante! Outros produtos recomendados para trazer na mala são os trocadores portáteis, uma babá eletrônica, almofada para banho e banheira inflável (ideal para dar banho fora de casa), termômetro de todos os modelos e muitas pomadas.

 

2. Eletrônicos

Outro preferido dos brasileiros que fazem compras nos Estados Unidos são os eletrônicos. Isso porque em alguns casos o preço na gringa pode ser até 50% mais barato (ou mais). Mas antes de ficar fascinado com o preço baixo e sair comprando tudo o que vê, fique atento com os itens que são revisados pela Receita Federal na volta ao Brasil.

Na entrada ao país, é permitido trazer um notebook e uma câmera digital para uso pessoal sem precisar declarar. Se você deseja trazer um desses objetos o ideal é optar pelos modelos mais caros, como por exemplo, um modelo de computador da Apple e máquinas de fotos profissionais como Nikon, Cannon ou Sony.

 

3. Perfume e maquiagem

Comprar perfumes e maquiagens sempre vale a pena. Isso porque o custo nos EUA é muito mais baixo que os cobrados no Brasil e além do mais existem diversas opções de produtos que (infelizmente) não chegam por aqui.

Para montar a listinha com os itens desejados, comece pelas marcas importadas. Uma boa dica é pesquisar em sites de maquiagens e conferir quais são os últimos lançamentos e os produtos top de cada linha. Com esses dados na mão, comprar fica muito mais fácil!

4. Roupas de marcas importadas

Encher a mala de roupa nova também é outra excelente dica! Sabe todas aquelas peças da Calvin Klein, Rauph Lauren e Tommy Hilfiger que você baba, mas não tem coragem de pagar tão caro? Pois então, na gringa elas não são tão caras e você pode voltar com um guarda-roupa novinho em folha. Para isso, muitos brasileiros visitam os famosos outlets de Miami com roupas de ótima qualidade e preços baixos. Até fizemos um post sobre isso, já viu?

 

5. Acessórios esportivos

Agora o produto que não pode faltar em uma viagem de compras é um par de tênis novo. Afinal, quando é que você encontra modelos Nike Shox por apenas 100 dólares?

Nesse quesito, vale a pena bater perna nas diversas lojas esportivas americanas e garimpar os produtos que são baratinhos por lá e caros por aqui. Além de sapatos, é recomendando trazer roupas esportivas e mochilas.

Qual a melhor forma de pagamento no exterior?

Agora que você já decidiu que vai viajar para os Estados Unidos fazer compras o seguinte passo é conhecer qual a melhor forma de pagamento no exterior. Com a alteração da cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em dezembro de 2013, o Governo passou a cobrar 6,38% por operação não apenas para todos os cartões de crédito como também para os cartões de débito e cartões pré-pagos (o famoso travel money).

Com isso, o cenário de compras no exterior mudou radicalmente. Se antes o recomendado era sempre fazer compras à vista com o cartão de débito ou cartão pré-pago, agora o ideal é escolher o cartão de crédito. Mas por quê?

Porque com qualquer uma das três opções você precisa desembolsar 6,38% do valor da compra realizada. Mas o cartão de crédito é o único serviço que permite parcelar as suas compras e entrega a vantagem de acumular pontos que podem ser trocados por milhas aéreas.

Resumindo: cada vez que você usa o seu cartão de crédito está acumulando milhas para viajar grátis no futuro. Excelente negócio, não é não?

Se você ainda não possui um cartão de crédito, Compara te ajuda a solucionar esse probleminha. Com a gente, você pode solicitar o seu cartão sem sair de casa e o pedido leva menos de 5 minutos. Quando finalizado, a proposta é enviada para análise pelo banco emissor e quando aprovada o cartão de crédito é enviado diretamente no endereço da sua casa. 😉