Você sabe como funcionam os pontos cegos?

Você sabia que diferentes carros têm diferentes pontos cegos? Pois é, mas não há carro que não os tenha – aquelas áreas em que não conseguimos visualizar através dos retrovisores tanto nos lados do carro como atrás do veículo, e que, por isso mesmo, têm grande potencial de causar um acidente ou atropelamento.

Essas áreas de “sombra”, ou de “não visibilidade” são conhecidas como ponto cego, e para se proteger dos riscos causados por eles, é preciso mais do que um seguro de carro. Você terá que ajustar bem seus retrovisores, fazer ultrapassagens, curvas e manobras de ré com atenção redobrada e diminuindo a velocidade, e também poderá contar com a ajuda da tecnologia automotiva

Novidades do setor automotivo prometem acabar com o ponto cego

Carros de luxo já possuem um aparelho chamado BLIS (Blind Spot Information System), que conta com um sistema de câmeras que informa aos motoristas a presença de carros ou motos em qualquer ponto cego do veículo. Mas a boa notícia é que, atualmente, até carros populares são equipados com um sensor de ré, que avisa quando o carro está muito próximo de um obstáculo, o que pode evitar tragédias como atropelamentos, sobretudo de crianças.

Leia também:

3 tecnologias que podem te ajudar a ter mais segurança no trânsito

Como evitar acidentes em cruzamentos? 

Olho! Existem carros mais propensos a ter ponto cego

Como dito antes, alguns carros têm mais pontos cegos do que outros, e um órgão de segurança viária realizou uma pesquisa para saber as principais diferenças entre os modelos. Verificou-se que o Ford Ka e o MINI Cooper apresentam a menor quantidade de pontos cegos entre os compactos, e o Corsa (montadora GM), o Fox (Volkswagen) e Ford Fiesta ficaram entre os piores nesse quesito, na mesma categoria.

seguro do automóvel sem dúvida lhe ajuda a dirigir mais tranquilo, mas os pontos cegos podem “assombrar” mesmo os motoristas mais experientes. Para aumentar sua visibilidade, também sempre mantenha os vidros bem limpos e a visibilidade livre, sem acumular brinquedos, pilhas e livros ou roupas na parte de trás ou da frente do carro.

Se puder, invista em sensores para seu carro, evitando assim o risco de acidentes. Confira também ofertas de seguro no site Compara. Atualmente, comprar o seguro do seu carro online oferece maior praticidade.