Idosos são as principais vítimas do trânsito de São Paulo

Os idosos representam um terço das vítimas de atropelamentos no estado de São Paulo, revela pesquisa da Infosiga-SP, divulgada pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Os dados da pesquisa revelam ainda que o atropelamento de pedestres é a segunda maior causa de mortes no trânsito paulista, no mês setembro, deste ano.

De janeiro a setembro, deste ano, mais 4 mil pessoas perderam a vida no trânsito de São Paulo.  Motociclistas e pedestres são as maiores vítimas de acidentes no tráfego. Só em setembro, foram 140 mortes envolvendo motociclistas e 139 pedestres.

Outro fato levantado pela pesquisa que chamou a nossa atenção é que mais de 50% dos acidentes fatais aconteceram no fim do dia, a partir das 18 horas (até 6hs) e mais 49,6% das ocorrências foram no sábado e  no domingo.

Os números assustam, mas também mostram melhorias, mesmo que tímidas. Comparando o número de acidentes com vítimas nos últimos 9 meses de 2017, que equivalem a 134.946 casos, com as ocorrências do ano passado, foram 144.084 casos, constata-se que houve uma redução de 6,3%. Mas, ainda há muito o que melhorar e a direção responsável é o melhor caminho.

Fonte: Infosiga-SP

Como mudar essa realidade?

94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana e é para mudar essa situação que o Movimento Paulista de Segurança, iniciativa do Governo de São Paulo, busca criar políticas públicas efetivas e também conscientizar: motoristas, motociclista, pedestres e ciclistas que a segurança no trânsito é um dever de todos.

Você também pode fazer a diferença! Confira abaixo algumas dicas, para você motorista, que podem ajudar a evitar acidentes e a salvar vidas.

Dicas para dirigir com mais segurança e evitar acidentes

  • Faça a revisão do seu carro a cada 10 mil KM.
  • Não esqueça de usar sempre o cinto de segurança, o mesmo vale para os passageiros do banco traseiro.
  • Lembre de ajustar os espelhos retrovisores e o banco antes de dar partida ao carro.
  • Respeite sempre a sinalização de trânsito e dê preferência aos pedestres.
  • Não ande colado no carro da frente! Mantenha uma distância segura de 1,5m. O mesmo vale para ciclistas.
  • Mantenha os faróis acessos na estrada para ter mais visibilidade.
  • Choveu? Diminua a velocidade!
  • No caso de um imprevisto, pare em um local seguro, ligue o pisca alerta e sinalize o problema colocando o triângulo na parte de trás do veículo com um recuo de 30 metros de distância.
  • E não esqueça do seguro auto! O seguro te ajuda no caso de colisões e acidentes. Na Compara você pode cotar e contratar o melhor seguro auto, comparando preços e vantagens das melhores seguradoras do mercado.

Leia mais:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/05/3-tecnologias-que-ajudam-a-seguranca-no-transito/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/05/dirigindo-noite-com-seguranca/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/04/4-erros-recorrentes-uso-cinto-de-seguranca/