Como escolher o primeiro carro?

Acordar cedo e correr para o transporte público não é tarefa fácil no Brasil. Andar de ônibus e metrô pode até sair mais barato, mas quem nunca sonhou em chegar ao trabalho de carro com o ar-condicionado no último e música bem alta para relaxar?

Por esse motivo, você decidiu que 2020 é o ano em que vai realizar o seu grande sonho e comprará um carro. Mas como escolher o modelo ideal para o seu perfil com tantas opções no mercado?

Pensando nisso, nós da Compara elaboramos um check list com todos os pontos que você deve observar antes de escolher o primeiro carro. Confira! 😉

1. Qual é o orçamento disponível?

O primeiro passo para definir o modelo do seu carro é saber EXATAMENTE quanto você pode gastar. Nesse ponto, você precisa lembrar a frase “querer não é poder” e ter muita atenção para o modelo que o seu bolso te permite comprar e não o que você sonha estacionar na garagem.

Para isso, defina se o veículo será pago à vista, financiado com entrada ou financiado completo. Caso esteja com dúvida, lembre que o ideal é sempre optar pelo pagamento à vista, porque dessa forma você foge da taxa de juros do banco. Mas se você não tem todo o dinheiro disponível, negocie com a vendedor a melhor forma e pagamento e fique atento às taxas de juros cobradas. E lembre: negocie o preço mais baixo sempre de olho no juro cobrado! 😉

Para não entrar no vermelho, a recomendação principal é que você não assuma um gasto maior que 20% a sua renda. Ou seja, se você ganha R$ 2.000,00 não deve entrar em uma parcela superior a R$ 400,00. Isso é importante também porque a compra de um carro não conta como um investimento já que o valor o veículo se deprecia a cada ano.

2. Qual modelo escolher?

Com tanto modelo disponível no mercado é uma verdadeira tortura escolher qual veículo é perfeito para você. A nossa dica é escolher um carro pela sua funcionalidade e não pelo seu design. Custo benefício (sim) – beleza (não).

Para isso, o ideal é definir qual a sua categoria preferia: compacto, hatch, sedã, perua, monovolume, picape ou SUV. Feita essa escolha, analise todos os modelos dentro de cada categoria e observe não apenas o preço de compra, mas também o consumo e o custo da manutenção.

Feito isso, separe três modelos de carros para compra. essa forma você pode começar a comparar preços, negociar melhores propostas e definir se vai comprar um carro novo, seminovo ou usado e qual a potência do motor.

3. Vai decidir pelo preço? Cuidado com armadilhas!

Antes de comprar o seu carro motivado apenas pelo menor preço final, fique atento a alguns detalhes que podem fazer com que a compra saia mais cara no futuro. A primeira elas é pensar nos gastos regulares, como por exemplo, combustível e seguro auto.

Como dessas duas contas você não poderá escapar no fim e cada mês, é preciso calcular quanto você gastará comparando diferentes modelos e veículos. Em relação ao combustível, o conselho é optar por carros com motor flex porque assim é possível escapar da alta do preço do petróleo (caso ela ocorra).

Já em relação ao preço do seguro auto ele varia (e muito) em relação aos modelos. Isso acontece porque as seguradoras definem o valor de acordo a diversos fatores, entre eles o índice de roubo e preço da manutenção do veículo. Por exemplo, entre os carros compactos o preço final do Volkswagen Gol e Fiat Palio são bem próximos, no entanto o valor do seguro do primeiro modelo é mais caro graças ao seu elevado índice e roubo. Faça uma cotação gratuita e veja agora quanto ficaria o seu seguro:

Seguro Auto

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas

4. Experimente o veículo antes de bater o martelo

Essa é uma dica básica, mas muitos motoristas ainda erram nesse aspecto. Antes de finalizar a compra, você deve SIM comprovar a qualidade do veículo e para isso é fundamental fazer um test drive completo e sem pressa.

Escolha o trajeto que você realiza diariamente para “sentir o carro” em ruas que você está acostumado. Dessa forma, fica fácil identificar os aspectos negativos e positivos do veículo em questão e você faz uma compra consciente!

Se depois e todas as nossas dicas você ainda ficou com dúvidas sobre qual modelo comprar… deixe o seu comentário e respondemos com prazer!