Carros rebaixados: como regularizar e quanto custa

Se você é amante dos carros rebaixados não está sozinho. Rebaixar a suspensão de um veículo é uma das modificações de tunning mais pedidas e que mais despertam fascínio aos amantes automotivos. Também não é para menos, os carros rebaixados são estrelas do cinema e arrancam suspiros nos filmes Velozes e Furiosos, também são os queridinhos de rappers famosos. Porém, ter um carro rebaixado fora das normas de seguranças exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito pode dar muita dor de cabeça e comprometer sua segurança.

Fique por dentro da lei de carros rebaixados

Os carros rebaixados voltaram a ser legalizados pelo Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, desde 2014, com algumas restrições para segurança dos condutores e passageiros que explicamos abaixo.

A modificação da suspensão dos carros rebaixados pode ser feita com uso de mola esportiva, mola preparada, suspensão com rosca ou suspensão a ar, que devem ser instaladas conforme determinações do Conselho Nacional de Trânsito, Contran. O uso de suspensões reguláveis é liberado apenas para veículos com peso de até 3.500 kg.

A regra determinada pelo Contran também limita o nível de rebaixamento em uma altura mínima de 10 cm em relação ao solo ao ponto mais baixo do chassi.

O conjunto de rodas e pneus também não podem tocar a carroceria durante o teste de esterçamento.

Quanto custa um carro rebaixado

As adaptações para rebaixar um veículo podem custar até R$3000 com taxas e mão de obra especializada. Vale lembrar que é importante buscar um mecânico especializado no assunto para não ter problemas na hora de regularizar o veículo.

Confira abaixo as taxas de regularização para modificação do carro segundo Detran do Paraná. As taxas podem variar de estado para estado.

Taxas regularização para carros rebaixados

  • Certificado de Registro de Veículo, CRV – R$ 193
  • Autorização prévia – R$ 17,33
  • Certificado de Segurança Veicular,CSV – R$ 39,66

Como regularizar um carro rebaixado

Para regularizar um carro rebaixado o primeiro passo é solicitar a Autorização Prévia da Autoridade de Trânsito (DETRAN-CIRETRAN) antes de executar a alteração. Após ser feita a modificação no veículo o condutor precisa obter um Certificado de Segurança Veicular, CSV. Para isso o carro rebaixado deve passar por duas vistorias: uma no Detran e outra em uma unidade credenciada pelo Inmetro. Os veículos aprovados recebem o Certificado de Segurança Veicular – CSV. Quem já fez a alteração sem autorização do Detran deve seguir os mesmos passos mas terá que pagar uma multa administrativa no valor de R$ 118,96.   Confira abaixo os documentos necessários para a regularização de carros rebaixados.

  • CRV (Documento do Veículo) ou declaração de extravio;
  • Certificado de Segurança Veicular (CSV);
  • Nota fiscal das peças utilizadas;
  • Nota Fiscal do serviço quando feito por oficina autorizada ou declaração (quando feito por meios próprios), o proprietário deve levar uma declaração específica com firma reconhecida se responsabilizando civil e criminalmente pelo serviço, com todos os dados do veículo e do proprietário;

Carros rebaixados sem autorização do Detran podem ser apreendidos

Dirigir um carro rebaixado sem autorização do Detran é considerado infração gravíssima, com perda de cinco pontos na carteira de motorista e aplicação de multa no valor de R$ 293,48. O veículo também pode ser apreendido. Quer saber mais sobre outras formas de tunning? Leia 7 dicas de como tunar o seu carro sem fugir da lei

Existe seguro para carros rebaixados?

Sim, se antigamente era missão impossível contratar um seguro para um carro modificado hoje em dia é um pouquinho mais fácil. Mas, atenção: é a seguradora quem define –através da vistoria– quais carros serão cobertos e quais não. Para isso as companhias utilizam duas classificações diferentes: uma para veículos normais (aqueles que apresentam as mesmas especificações de fábrica) e outra para veículos modificados (aqueles que apresentam alteração nas especificações de fábrica). Leia mais sobre o assunto no post: O seguro cobre carros modificados?