6 dicas para o polimento automotivo

Ter um carro bem cuidado e conservado é motivo de orgulho para o seu dono, além de influenciar no valor de revenda e no preço do seguro do auto. E para manter o carro e sua pintura bem conservada, não basta lavá-lo periodicamente. Muitas vezes, o polimento é o que deve ser feito.

O que é o polimento?

O polimento é o processo utilizado em queimaduras de sol, riscos leves, manchas ou falta de brilho (algo que ocorre principalmente no capuz do motor). Com o polimento, a tintura irregular é desgastada e em seguida alisada novamente. No fim do processo, uma camada de tinta é removida e a superfície ganha uma aparência brilhante, mais próxima da original.

Mas para ter o melhor polimento, separamos 6 dicas: 

1. O seguro de carro pode auxiliar no caso de necessidade de polimento, pois oferece uma lista de oficinas credenciadas para que o serviço seja feito com mais segurança e tranquilidade.

2. É recomendado fazer no máximo 3 polimentos em um mesmo automóvel. O motivo é que a máquina que faz o processo sempre retira um pouco da camada de verniz junto dos produtos abrasivos. As peças com borracha ou plástico devem ser protegidas durante o polimento, pois podem ficar esbranquiçadas durante ele.

3. Antes de iniciar o polimento, o carro deve estar completamente limpo. Além disso, ele deve secar antes de receber a cera e ela não deve ser aplicada debaixo de sol. O automóvel deve ser estacionado na sombra ou em local coberto.

4. Não há uma regra fixa indicando qual deve ser a primeira peça a receber o produto, embora o mais comum seja iniciar pela área lateral e portas.

5. Para polir, o ideal é utilizar a estopa, com um pedaço de tamanho próximo ao da própria mão. A cera deve ser passada peça por peça e em círculos regulares.

6. Para retirar a cera – no máximo 30 minutos após a aplicação -, utilize uma flanela ou algodão e retire também fazendo movimentos circulares.

Um polimento bem feito pode deixar o carro brilhando por até 2 meses. Por isso, verifique a lista de oficinas credenciadas de seu seguro de automóvel e contrate um profissional qualificado para fazer o serviço.

Leia também:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2014/05/diferencas-entre-enceramento-polimento-e-cristalizacao/