< Volver a Finanças

Conta para menor de idade: veja vantagens e como abrir

É possível abrir uma conta para menor de 18 anos? Menor de idade pode ter cartão de crédito? Tire suas dúvidas e veja como funciona uma conta kids.

Escrito por Elisa Batista

Se você é um pai preocupado com o seu filho, ou se você mesmo já está pensando em se planejar financeiramente para o futuro, uma conta corrente poderá ajudar muito no processo. Neste texto, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, explicar as vantagens de uma conta para menor de idade e como abrir uma. 

Nós da Compara acreditamos que a educação financeira precisa ser ensinada aos pequenos desde muito cedo. O sucesso da vida financeira de um adulto, depende do planejamento que é ensinado desde a infância. Trabalhamos para facilitar ainda mais a compreensão do universo dos produtos financeiros, além de disponibilizar mais informações nas mãos das pessoas, para que façam suas escolhas de forma consciente. 

Bem, pensando nisso, hoje nós vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. A partir de qual idade é possível ensinar sobre dinheiro, e com quantos anos deve-se abrir uma conta ou até mesmo liberar um cartão de crédito? Veja essas e outras dicas agora na nossa matéria!

Educação financeira para jovens e crianças é importante?

Ter organização na vida financeira desde a infância é extremamente relevante, forma pessoas conscientes e evita indisciplina e endividamento no futuro. É importante que os pais introduzam o tema nas suas casas, mas muitos não sabem como ou quando começar a trabalhar esses conceitos. Isso porque a educação financeira ainda é algo muito recente no Brasil, não é um hábito do brasileiro poupar dinheiro ou investir.

Mas isso está mudando e educar as crianças se torna cada vez mais necessário. Para ter uma noção, a educação financeira é tão importante na realidade que vivemos hoje, que em 2020 virou parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) das escolas e passou a ser um direito de todos os estudantes brasileiros. 

Estudos apontam que é possível trabalhar o tema quando a criança tiver por volta dos 03 anos de idade. A nossa dica para você que é pai/mãe/tutor é: comece o mais cedo que conseguir e adeque os assuntos para a fase da vida que a criança está passando. Use exemplos do dia-a-dia e ensine aos seus filhos o valor do dinheiro e a necessidade do planejamento. A mesada é um excelente instrumento para ensinar.

Se você é jovem, está buscando informações por conta própria e quer aprender mais sobre finanças, a boa notícia é que a internet está a seu favor. Hoje em dia, a informação existe em quantidade e boa qualidade. Não é mais tão complicado assim aprender sobre finanças pessoais. 

E você sabia que uma conta corrente, pode ajudar a se preparar para o futuro? Veja como abaixo!

Como uma conta corrente pode ajudar?

Muitas pessoas podem pensar que é um exagero uma conta corrente para menor de idade. Porém, a ferramenta é super bem-vinda, desde que seja bem administrada, podendo ter um grande papel na formação da compreensão financeira dos jovens. 

A nossa relação com o dinheiro tem mudado, usamos aplicativos para resolver boa parte das transações, como transferências, pagamentos e investimentos. Se realizamos praticamente tudo de forma digital, é interessante poder ofertar essa experiência aos jovens. Porque logo mais, eles vão estar inseridos de forma plena e definitiva nesse universo e será preciso conhecimento e maturidade para saber administrar o dinheiro e como se relacionar com ele. 

Além disso, uma conta corrente para menor de idade abre uma gama de possibilidades, entre elas, o investimento. Veja algumas vantagens da conta kids:

  • Facilidade de uso
  • Controle total das finanças
  • Investimentos
  • Cartão de débito 
Conta para menor de idade

Tem como abrir conta para menor de 18 anos?


A primeira pergunta que surge quando o assunto é conta corrente, é se um menor de idade pode abrir uma conta e qual idade mínima para isso. Bem, isso depende do banco que você irá abrir. No Banco do Brasil, por exemplo, o serviço está disponível a partir dos 12 anos de idade, porém há outros bancos que não possuem idade mínima para isso. Recentemente, o Banco Inter lançou uma conta kinds digital, que não tem limite de idade.

Lembrando que os pais precisam estar por trás da abertura da conta e a depender da idade (menores de 16 anos) o responsável legal será o representante oficial do serviço.  Em algumas instituições mais tradicionais é preciso ir pessoalmente ao banco para fazer a abertura, já os bancos digitais oferecem esse serviço através do aplicativo, apenas com a apresentação dos documentos (RG e CPF), seguindo os protocolos de segurança, claro.

Como funciona a conta para menor de idade?

A conta para menores de idade vai funcionar de forma bem similar a uma conta corrente comum mas, ainda assim, existem algumas diferenças entre elas.  Veja quais são as principais diferenças:

Sem cartão de crédito – A primeira diferença e talvez a principal é que na conta para menor de 18 anos não é possível ter cartão de crédito. Isso ocorre porque as leis brasileiras não permitem que menores de idade tenham cartão.

Gratuidade – Algumas contas infantis, como a conta do Banco Inter, não possuem taxa de manutenção. O fato de ser sem tarifa, torna a possibilidade ainda mais viável para os pais.

Acesso dos pais – Você pode controlar a atividade na conta através do aplicativo. Assim pode orientar seu filho(a) em diversas situações e também em como e onde investir. 

Quer abrir a conta online?

Se depois de ver todo esse processo, você se interessou em abrir uma conta kids online, nós sugerimos a conta do Banco Inter. A conta é 100% gratuita e através do aplicativo deles é possível realizar investimentos em renda fixa (CDB, LCI e LCA), fundos de investimento, previdência privada, renda variável e ofertas públicas, com exceção do Tesouro Direto e Home Broker.

Abrir uma conta é muito fácil. Acesse o link e siga os passos: ABRIR CONTA.

conta kids banco inter
Conta Kids Banco Inter

Não perca tempo e comece agora a investir no futuro! Quer mais dicas sobre produtos financeiros? Se inscreva no nosso blog e siga a gente nas redes sociais! Facebook, Instagram e Pinterest