< Volver a Carros

Como alugar carro no exterior?

Vai viajar para o exterior e quer alugar um carro para aproveitar todos os momentos? Reunimos algumas dicas para você, acesse e confira!

Escrito por Elisa Batista

Viajar pelos países da Europa e pelos Estados Unidos dirigindo um carro é o sonho de muitos turistas; e bastante acessível, pois a maioria das estradas é bem cuidada, a sinalização é clara e os pontos turísticos ficam próximos uns dos outros. Em viagens para os parques da Disney em Orlando, por exemplo, muitas famílias já incluem o aluguel de um carro no seu pacote de viagem, para facilitar o transporte entre o hotel e os parques temáticos.

Se você quer alugar um carro para viajar pela América Latina, fica ainda mais fácil. Os brasileiros podem dirigir pelos países do Mercosul apresentando apenas a Carteira de Habilitação Nacional (CHN) e a carteira de identidade ou passaporte. É preciso contratar o Seguro Carta Verde, obrigatório, e que cobre acidentes com terceiros. A Carta Verde deve ser contratada, mesmo que você já tenha um seguro veículo.

Como alugar carro no exterior?

Para dirigir um carro no exterior, você precisa ter mais de 21 anos na maioria dos países (até nos Estados Unidos, onde a idade mínima para dirigir é 16 anos, estrangeiros precisam ter, ao menos, 21), e apresentar um documento chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir), uma espécie de carteira de habilitação internacional aceita em mais de 100 países. Para tirar sua PID, procure o DETRAN da sua cidade.

Muitas agências de viagem oferecem o serviço de aluguel de carro e, para isso, contam com parcerias de empresas de aluguel de veículos. Ao receber o seu modelo, confira se há áreas amassadas, arranhões ou outros danos, e veja se todos os equipamentos do carro estão funcionando.

Seguro Auto internacional

Existem vários tipos de seguro veículo para carros alugados, sendo estes três, os mais importantes:

Collicion Damage Waiver (CDW)/Loss Damage Waiver (LDW): cobre perdas e danos por roubos e furtos, além de amassões, arranhões e outros danos ao veículo em si. Essa cobertura é às vezes chamada de “Seguro Veículo — Casco”, porque apenas o “casco” do carro é segurado.

Extended Protection (EP)/LIS/LP/ALI: esse item cobre danos materiais, ou físicos, incluindo, assim, casos de acidentes com vítimas. Inclui cobertura em caso de ferimentos, morte ou invalidez causados pela pessoa que contratou o seguro veículo. Os limites são pré-estabelecidos e variam de acordo com a empresa de locação de automóveis.

Por fim, existe o Carefree Personal Protection (CPP), que lhe garante uma indenização no caso de acidentes, além de custear despesas médicas, caso você se envolva em um acidente com o veículo alugado.

Encontre as melhores opções para alugar seu veículo online em sites de busca como o Expedia e o Mobility. Você também pode fazer uma cotação gratuita do melhor seguro veículo para você e sua família. Compara  te ajuda a encontrar os melhores preços de seguro para fechar um bom negócio.

Dicas para alugar carro no exterior

1. É importante saber cada detalhe do país de destino, sobre os mais diversos assuntos, incluindo o aluguel de um carro. Grande parte dos países aceita a habilitação do Brasil, basta que o visto de turismo esteja dentro da validade. Confira perante os consulados e embaixadas existentes no Brasil ou entre em contato com organismos reguladores do trânsito dos países de destino. 

Atualmente há muita info em blogs, fóruns e comunidades online. Entretanto, é necessário fazer uma pesquisa com antecedência, porque há países que exigem a carteira internacional de habilitação obrigatória, a qual deve ser retirada no Brasil. Especificamente sobre essa informação, basta entrar em contato com o Detran local.

2. Motoristas jovens, com idade entre 18 e 25 anos, costumam obter apenas planos de aluguel mais caros, uma constante também para o seguro de carro. Esse fato se deve às estatísticas de acidentes e a suposição de que, já que o motorista é mais jovem, possui menos experiência e perícia para conduzir.

3. É importante ter em mãos ao menos um cartão de crédito em nome do motorista do carro. E esse cartão deve ter saldo suficiente para arcar com a garantia exigida pela locadora. Deve-se checar com a locadora qual deve ser esse valor. Caso não haja nenhum problema com o carro alugado, a fatura é anulada no final do contrato.

4. Verifique também se a bandeira do seu cartão de crédito oferece seguro automotivo. Algumas empresas oferecem certos benefícios, e um que pode ser oferecido é o seguro total e gratuito, desde que o dinheiro seja utilizado para pagar o aluguel do automóvel. Se a empresa do cartão de crédito não tiver a opção de cobrir o seguro total, tente escolher uma modalidade com reembolso integral da franquia para casos de emergências e imprevistos.

5. Se forem necessários itens extras ao aluguel do carro, como GPS ou cadeirinha de segurança para bebê, é importante fazer a reserva do veículo com antecedência. Esse procedimento é importante, porque a maioria das locadoras possuem poucos exemplares desses automóveis.

Certamente, alugar um carro no exterior adiciona muita comodidade à viagem. E fazer esse aluguel com um cartão de crédito com cobertura internacional adiciona ainda mais segurança para toda a viagem, por oferecer auxílio em casos de acidentes ou outros imprevistos.