< Volver a Finanças

Como melhorar a relação com o cartão de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

Não há como negar que o cartão de crédito é indispensável quando o consumidor deseja comprar itens de valores elevados, ou até mesmo quando não dispõe da quantia exata no momento da compra. Porém, quando utilizado com descontrole e empolgação, pode se tornar um perigoso inimigo do orçamento doméstico.

Mas, como saber qual é a hora exata de abandonar o cartão de crédito? Reunimos algumas dicas elaboradas por especialistas, a fim de melhorar a sua relação com esse versátil recurso. Confira e saiba quando o cartão de crédito se torna desnecessário.

1. Controle mediante recompensas imediatas: é muito comum as grandes redes de varejo oferecerem benefícios imediatos, caso o consumidor opte por fazer os cartões de crédito das lojas. Entretanto, apesar de parecer vantajoso, é preciso ter cuidado. Não é possível analisar uma proposta de crédito tão rapidamente. No final das contas, as vantagens podem se tornar grandes problemas.

2. Medo de analisar detalhadamente as contas: o ato de ignorar os detalhes das faturas do cartão de crédito é altamente prejudicial. Se você tem medo de olhar as contas, deve abandonar o cartão. Lembre-se de que a ação é essencial para que você se mantenha atento a todas as cobranças adicionais, taxas e juros cobrados pela administradora.

3. Vontade de ter um cartão personalizado: algumas administradoras dispõem de opções de cartão personalizado, contendo fotos, figuras e imagens pessoais. Porém, quanto mais feliz for a imagem estampada, maiores as chances de o consumidor sacar o cartão e utilizá-lo. Portanto, se esse desejo é latente, evite a contratação de um novo serviço de crédito!

4. Compras em valores altos: quem necessita de um novo cartão de crédito para realizar uma compra grande, usualmente não pode arcar com o custo desta compra. É interessante frisar que mais crédito no mercado significa aumento no poder de aquisição, o que pode resultar em um endividamento crescente.

5. Descontrole: de acordo com estatísticas, muitas pessoas solicitam um novo cartão apenas pelo fato de terem esquecido dados de acesso do cartão atual. Porém, é preciso levar em conta que recuperar ou solicitar uma nova senha é bem mais econômico do que solicitar um novo cartão. Afinal, quem garante que o consumidor não irá se descontrolar com as novas senhas também?

6. Desejo de oferecer um cartão de crédito aos filhos: Quando os pais solicitam um cartão de crédito pensando exclusivamente em oferecer o crédito aos seus filhos, por meio dos cartões adicionais, é preciso prestar atenção. na grande maioria das vezes, os adolescentes não estão preparados para controlar um cartão em mãos, pois sabem que poderão gastar sem limites e os pais irão arcar com os custos.

Com as dicas citadas no artigo, o consumidor poderá analisar sua situação real e saber se realmente necessita de um cartão de crédito. Apesar de oferecer facilidades, o crédito deve ser usado com inteligência!