< Volver a Viagem

A saída do Reino Unido da União Europeia afeta o turista?

Veja como fica a situação do turista brasileiro após a Saída do Reino Unido da União Europeia. Anote dicas importantes de documentação.

Escrito por Elisa Batista

Desde quando a saída do Reino Unido da União Europeia foi anunciada em 2016, que muitas dúvidas têm circulado. Inclusive existe a preocupação de como essa decisão pode afetar o turista. Parece que já faz muito tempo da decisão, mas as dúvidas ainda são muitas a respeito desse tema. 

Por isso, a Compara vem tranquilizar você que tem viagem marcada. Primeiro, você pode ficar sossegado, porque a saída do Reino Unido da União Europeia não prejudica em nada o turismo, em especial o turista brasileiro. Agora, se você quer saber as implicações práticas disso, como é viajar entre países e se você vai precisar trocar a moeda, confira nossas dicas. Veja como tudo já funcionava e como vai funcionar:

A saída do Reino Unido da União Europeia

O Reino Unido é uma união política de algumas nações, são elas: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Por muito tempo, esses países fizeram parte da União Europeia, mas em 2016 foi realizado um referendo para consultar a população sobre sua saída da UE.

O processo de saída é burocrático e foi concretizado aos poucos, iniciando em 2016 com o referendo e terminando em 2020. Mais precisamente em dezembro de 2020, o Reino Unido concluiu seu processo de saída e muitas coisas mudaram. 

Como o processo ainda é muito recente, e ocorreu durante a pandemia por Covid-19, muitas dúvidas pairam no ar sobre como sua saída pode afetar turistas brasileiros que pretendem viajar para o Reino Unido e para a Europa. 

A saída do Reino Unido gerou importantes alterações na Europa, impactando diretamente os seus cidadãos, o comércio de bens e de serviços e até mesmo sua mobilidade. Porém, a verdade é que essa mudança não afetou em quase nada a vida do turista brasileiro. Veja abaixo o que mudou:

Saída do Reino Unido da UE afeta o turista?

Para ajudar você a entender todos os aspectos, separamos algumas explicações por temas, assim fica mais fácil de achar cada ponto de dúvida. Acreditamos que a dúvida mais recorrente é “como entrar no Reino Unido”. Por conta disso, vamos começar com essa primeira questão:

Como entrar no Reino Unido?

A entrada ao Reino Unido é concedida ou não no momento de passar pela imigração e ela mesmo determina quanto tempo você poderá permanecer no país. Essa decisão sempre foi autônoma por parte do Reino Unido e não mudou após sua saída. 

Além disso, a saída do Reino Unido da União Europeia não necessariamente vai dificultar a entrada do turista ao país. Porque a imigração continuará avaliando os mesmos critérios que já avaliava. Portanto, é preciso apresentar a documentação solicitada pelo território para poder passar pela imigração.

O turista brasileiro não precisa de visto para entrar no Reino Unido como turista, desde que sua estadia seja inferior a seis meses. Passado esse período, é necessário um visto apropriado para continuar no país.

Veja abaixo a documentação que é necessária para entrar no Reino Unido:

  • Passaporte válido – com 6 meses ou mais de validade após a data de retorno da viagem (eles não aceitam passaportes temporários);
  • É recomendado que você faça um Seguro viagem Reino Unido– sugerimos uma cobertura médica no valor mínimo de 30 mil euros. Principalmente se você for viajar pela Europa, onde o seguro é obrigatório;
  • Passagem de retorno para o Brasil com data marcada;
  • Comprovante de hospedagem ou carta convite;
  • Comprovante que você tem condições financeiras para custear sua estadia  –  equivalente a 70 libras por dia de viagem. (Cartão de Crédito internacional ou cartão internacional pré-pago também servem como comprovante);
  • Comprovante de emprego no Brasil – este item é opcional, mas se você tiver, é bom levar. Porque o agente da imigração pode perguntar se você pretende voltar ao seu país;
  • Reservas de tour turísticos e passeios – este item também não é obrigatório, mas se você já reservou algum passeio turístico, leve o roteiro com você. É comum que eles perguntem o que você vai fazer no país.

A única coisa que pode dificultar a entrada do turista brasileiro ao Reino Unido é o agravamento da crise econômica do Brasil, fazendo o turista desconsiderar a ideia de viajar por falta de recursos, nada mais.

Reino Unido e o Espaço Schengen: como viajar entre países?

Outra pergunta que surgiu é: como é viajar entre fronteiras da Europa? Essa parte mudou mais para quem é cidadão europeu ou residente. Porque antes era possível viajar somente com o ID. Hoje em dia, para eles o passaporte agora também é obrigatório. Mas como mencionamos antes, isso também não muda para o turista brasileiro. 

Grande parte dos países europeus fazem parte do Espaço Schengen. O Espaço Schengen permite viajar entre fronteiras, apenas com o visto do país de entrada, sem precisar passar pela imigração. Você pode conhecer os países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Como você pôde notar, o Reino Unido nunca esteve nessa lista e sempre teve um controle de entrada de imigrantes mais rigoroso que o restante da Europa. Sendo assim, a saída do Reino Unido da União Europeia não muda em nada os requisitos que o turista já teria que cumprir para conseguir a permissão de entrada. Precisa passar sempre pela imigração para entrar e sair do Reino Unido.

Qual é a Moeda do Reino Unido?

O Euro é a moeda de 19 países europeus, moeda esta que o Reino Unido nunca adotou. O que nos dá mais um motivo para ver que a saída do Reino Unido da UE não causará muito impacto nesse aspecto. A moeda utilizada no território é a Libra esterlina britânica.

No entanto, o comportamento da Libra sempre foi independente. Após a saída da UE, a moeda sofreu uma leve valorização e,  atualmente, vale mais do que eu Euro. A dica para quem vai viajar é comprar aos poucos, acompanhando os preços e aproveitar os momentos de baixa.

Seguro Viagem para o Reino Unido

O Reino Unido nunca exigiu um seguro viagem específico e talvez não faça nenhuma exigência, mas já sabemos que não é recomendável viajar sem um. Fora todos os problemas que podemos evitar ao contratar um seguro viagem, existem as duas questões econômicas já mencionadas.

Viajar com o real desvalorizado e ainda ter que pagar por algum serviço urgente em libras, pode representar um problema financeiro não apenas na sua viagem, mas depois dela. Se precisar de alguma recomendação, é só acessar o nosso site para ver diferentes ofertas de seguro viagem Reino Unido. 

A contratação do seguro viagem internacional pela ComparaOnline é bem rápida, simples e segura. Somos a corretora de seguros online mais premiada do Reclame Aqui. Conte com os melhores preços de seguro e um atendimento exclusivo para te ajudar a escolher a melhor opção.