Intercâmbio na Europa: saiba como fazer um e veja dicas de para onde ir

Um intercâmbio na Europa pode ser muito enriquecedor. Para ter a melhor experiência possível, esteja preparado com as dicas da Compara!

Elisa Matos

Elisa Matos

31 de outubro 20223 min de leitura

Intercâmbio na Europa

Passar um tempo fora do país, seja para estudar, seja para trabalhar — ou ambos —, é o tipo de experiência que muda nossas vidas para sempre. Por isso, muitas pessoas sonham em fazer um intercâmbio na Europa, um dos destinos mais cobiçados devido às grandes oportunidades que o continente oferece.

Índice


    1. 1. Como fazer um intercâmbio na Europa?
    1. 2. Opções de destino
    1. 3. Pontos importantes ao viajar para a Europa
    1. 4. Faça um intercâmbio seguro com a ajuda da Compara!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Se você é uma dessas pessoas, saiba que um programa de intercâmbio europeu pode realmente alavancar a sua carreira e trazer ótimas memórias. No entanto, esse tipo de investimento precisa de planejamento. Por isso, a Compara separou dicas importantes para você considerar durante essa decisão. 

Como fazer um intercâmbio na Europa?

Aprender como funciona um intercâmbio é o primeiro passo para começar a pesquisar as possibilidades que você vai ter no continente europeu. Uma viagem como essa pode ter diversos objetivos, desde aprender uma língua até se especializar em uma profissão.

Por isso, é fundamental que você tenha em mente o tipo de viagem de intercâmbio que deseja fazer para afunilar as opções, que são várias. Além disso, o visto para cada situação é diferente, assim como os documentos que podem ser solicitados pelo governo. 

Existem diversas maneiras para você ingressar em um intercâmbio na Europa. Porém, a mais comum delas é por meio de uma agência. Isso porque a empresa vai ajudar você a organizar toda a documentação necessária, além de te acompanhar durante todo o processo antes e durante a viagem. 

Normalmente, essa é a opção mais indicada, pois oferece maior segurança para o viajante enquanto ele está fora do país. Contudo, é importante escolher uma agência de confiança e comparar avaliações e valores para decidir qual é a melhor alternativa para você.

Opções de destino

Um intercâmbio na Europa oferece diversas opções para estudantes e profissionais brasileiros. Afinal, são 50 países para visitar. Além disso, a depender do seu tipo de visto e dos países que você deseja visitar, é possível viajar livremente, conhecendo vários destinos.

Inglaterra

As escolas inglesas são mundialmente reconhecidas pela altíssima qualidade e pelo leque de opções oferecidas para os alunos. Com cursos de língua inglesa, mestrados e doutorados, você pode escolher qual se encaixa melhor ao que você busca. 

O Reino Unido tem um com um custo de vida elevado, mas permite que você trabalhe enquanto estuda. Com um salário na moeda local, é muito mais fácil para estudantes de intercâmbio se manterem durante a estadia fora do Brasil.

França

O sistema educacional francês pode proporcionar as melhores experiências para quem busca especialmente por áreas de artes, história, sociologia, letras e engenharia. Em Paris, existem nove instituições que aparecem no ranking da QS Best Student Cities de melhores universidades para estudar.

Uma grande vantagem de escolher um destino francês para fazer intercâmbio é as universidades serem gratuitas. Só é preciso pagar uma taxa, passar pelo processo seletivo e dominar uma das línguas exigidas pela instituição (que costuma ser o inglês ou o próprio francês). 

Espanha

A Espanha conta com excelentes instituições de renome e tradição, como a Universidade de Salamanca, que existe desde 1218. O país oferece vários cursos de pequena, média e longa duração para quem quer fazer intercâmbio. Essa é uma ótima opção para brasileiros que não têm afinidade com o frio.

Para quem busca aprender o idioma, é possível voltar com boa proficiência com apenas um mês no país. É uma notícia excelente para as pessoas que já trabalham, pois os estudos podem ser completados durante o período de férias. 

Alemanha

A Alemanha é o terceiro maior país receptor de estudantes estrangeiros no mundo, segundo o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. O destino tem mais 300 instituições de nível superior que são referência nas áreas de engenharia, design, filosofia e música.

Essa é uma excelente opção para estudar no exterior, pois apresenta uma qualidade de vida que poucos lugares oferecem. Dessa maneira, é fácil entender o motivo de tamanha procura, já que a excelência das escolas alemãs é reconhecida por todo o mundo.

Pontos importantes ao viajar para a Europa

Se você está decidido em fazer um intercâmbio na Europa, não se esqueça de verificar quais são as regras vigentes nos países. Apesar de os brasileiros poderem visitar o continente com certa facilidade, é muito comum que políticas mudem as exigências dos governos.

Além disso, nunca deixe de fazer um seguro viagem para intercâmbio antes de embarcar em sua nova aventura. A cobertura oferece mais tranquilidade durante a sua estadia, além de ser obrigatória em diversos destinos do continente europeu. 

Por fim, lembre-se de ter todas as autorizações necessárias, especialmente se você pretende viajar entre os países. Nem todas as nações estão na zona do euro. Por isso, certifique-se de que você está preparado para as diferentes necessidades em cada local.

Faça um intercâmbio seguro com a ajuda da Compara!

Você busca um seguro viagem para o seu intercâmbio na Europa? Então, está no lugar certo! Aqui, na Compara, você pode cotar diferentes planos simultaneamente para entender qual é a melhor opção para as suas necessidades. Aproveite!


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro