< Volver a Viagem

É necessário seguro viagem para praticar ski e snowboard?

Escrito por Pedro Da Silva

Está planejando férias de inverno e tem planos de esquiar ou praticar snowboard? Com a alta do dólar, vários brasileiros escolheram a América do Sul e especificamente as estações de esqui como destino de férias.  Não se esqueça de contratar um de seguro viagem específico para a prática de esportes radicais. É necessário seguro viagem para praticar ski e snowboard? A gente te explica como funciona isso!

Os riscos do ski e do snowboard

snowboarding seguro viagem

A prática do esqui e do snowboard ainda é algo distante para nós brasileiros, já que não estamos acostumados às baixíssimas temperaturas no dia-a-dia e menos ainda a praticar esportes nessa friaca toda. Especialmente pela falta de familiaridade com estes esportes e as suas condições eles se tornam mais difíceis e devem ser praticados com bastante responsabilidade.

Se for a sua primeira vez não dispense e/ou economize em aulas, pois elas serão essenciais para que você aproveite ainda mais a experiência. Começar por conta própria fará com que você gaste mais energia e tempo e se exponha ainda mais aos riscos que essas atividades apresentam. Você pode contar com aulas particulares ou em grupo e ambas são um ótimo investimento inicial para que você consiga se virar e se divertir sozinho.

Pode parecer bobagem, mas é importante usar roupas e acessórios específicos durante a prática desses esportes. Não economize alugando somente a roupa e a bota, mas proteja-se colocando também luvas, capacete e óculos de sol apropriados pois eles fazem toda a diferença. Imagine ter que ficar arrumando seus óculos de sol que caem toda hora do seu rosto enquanto faz uma manobra?! É impossível!

Além da proteção que eles trazem, saiba que em caso de um acidente você pode perder o direito ao seguro, já que não estava usando os equipamentos de segurança. Outra dica é não usar fones de ouvido afinal você estará praticando um esporte radical e eles roubam a sua atenção num momento em que é importante total concentração.

neve seguro viagem

Nossa recomendação é que você nunca se sinta muito confiante, pois são esportes traiçoeiros. Exemplos disto são os graves acidentes sofridos pelo o ex-piloto alemão Michael Schumacher e a atleta brasileira, Laís Souza. Schumacher era um esquiador experiente, chegando inclusive a participar de competições e mesmo assim não conseguiu evitar o incidente, provando que mesmo para os mais conhecedores é importante tomar muito cuidado e respeitar os limites.

Eu preciso mesmo de um seguro especial?

esquiando seguro viagem

Você já sabe da importância de contratar um seguro de viagem antes mesmo de sair de casa. Para alguns destinos como Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Portugal, dentre outros, o seguro é considerado item obrigatório para a entrada no país, isto porque caso você tenha gastos com saúde pode custar muito caro e o país por onde você está passeando não irá arcar com as suas despesas.

Um seguro básico de viagem te dará as seguintes coberturas:

1. Assistência médica;

2. Proteção à sua bagagem;

3. Necessidade de cancelamento ou interrupção da viagem;

4. Evacuação;

5. Segurança de voo.

Além desses itens você pode incluir quaisquer outros tipos de coberturas de acordo com os riscos em que estiver exposto.

A prática de esportes radicais como o esqui, o snowboard e o mergulho requer a contratação de um seguro especial, que nada mais é do que uma cobertura extra que abranja acidentes causados especificamente durante o exercício dos esportes. Ele é considerado adicional já que você estará exposto a uma série de riscos que esportes “comuns” ou outros tipos de atividades não trazem.

Este seguro é importante pois caso você tenha algum imprevisto enquanto estiver praticando uma dessas atividades e esta cobertura não estiver inclusa, você terá que arcar com todas as despesas. E faz todo sentido já que você não pagou para que a seguradora cubra um risco que já era conhecido por você. Saiba que é possível  inclusive agregar ao seguro uma proteção contra roubo de equipamentos.

Custo mais elevado nas estações de esqui

ski seguro viagem

Outro motivo pelo qual é importante que você contrate um seguro de viagem especial quando vai praticar alguma atividade na neve é o altíssimo preço cobrado pelas clínicas médicas dentro dos complexos. A prática do esqui e do snowboard e tudo que envolve esses esportes como o aluguel de equipamentos, contratação de aulas, deslocamento até as estações; é muito caro. Podemos comparar as estações de esqui com as ilhas pois estão geralmente isoladas dos grandes centros e cidades e por isto tudo ali no entorno terá um custo mais elevado, desde as refeições até um atendimento médico.

Não é preciso muito conhecimento do esporte para imaginar que a soma dos elementos: esporte radical + distancia + saúde no exterior irá resultar em um custo bastante elevado. Para evitar que imprevistos gerem más recordações é que reforçamos a importância do seguro viagem.

Para a aquisição de qualquer tipo de seguro a Compara  recomenda que você seja o mais transparente possível. Não queira tirar vantagem ou omitir informações importantes – como a prática de esqui a uma viagem ao Chile ou Argentina, por exemplo – para que o custo final seja mais barato pois caso precise de cuidados médicos e for constatado que você mentiu a seguradora pode recusar custear seu tratamento ou o pagamento de reembolso de despesas.

Outra dica importante é se possível contratar seguros que trabalhem com reembolso, já que algumas clínicas – especialmente as que estão localizadas dentro dos complexos de esportes radicais – são particulares.